O ano está acabando e essa é a hora em que todo mundo “desacelera”. Clientes começam a entrar em recesso, eventos e ações já foram realizados, prospects começam a adiar reuniões... é o momento de refletirmos os ganhos, aprendizados e pensarmos em melhorias para o ano que está por vir. No atendimento, esse é exatamente o nosso papel.
Esse sentimento de “pausa” nos dá tempo para focarmos nos relatórios finais, nas renovações de contas e tendências para 2018. É muito comum nesse período vermos notícias como “Cabelos 2018: Tendências”, “As maiores tendências de decoração para 2018”, “O que esperar da moda em 2018” e por aí vai. Mercados de vários segmentos já começam a traçar estratégias para surpreender seu público.
No mercado publicitário não é diferente. Por exemplo, você sabia que o Pinterest já mapeou os elementos que os usuários mais procuram e salvam em categorias como comida, moda, decoração e viagens? O relatório apresentado foi um compilado de tendências para o próximo ano em diferentes áreas de interesses para chegar nos principais gostos globais. Pelos estudos do Instituto de Cores Pantone, a empresa também já indica as cores tendências para o ano seguinte. Sem contar as propensões para o social media, marketing, mídia, etc.
O Google Trends lançou um vídeo com as perguntas que mais foram pesquisadas no ano de 2017 e o resultado dessa retrospectiva foi lindo:
Isso apenas reforça como devemos estar antecipados e antenados a essas vertentes e, assim, continuarmos sugerindo os melhores caminhos criativos para os clientes.
Para 2018, o sentimento que fica são os jobs que deverão continuar a serem produzidos e pensados como parte da cultura e valores de cada cliente, fazendo com que todas as áreas da agência sejam capazes de entender os novos produtos, serviços e conteúdo. Como parte do processo, vivemos em uma época onde são consumidos a cada 60 segundos 500 horas de vídeos, 3.3 milhões de publicações, 29 milhões de mensagens e 3.8 milhões de buscas na web, e para quem também ocupa o lado do atendimento, o maior desafio consiste em oferecer experiências mais humanas e intuitivas, em todos os contatos e para todos os clientes.
VITÓRIA Sobrado Atendimento e Planejamento na LB Comunica sonha em conquistar o mundo, como no jogo War. Ela ama seu cachorro Bob, Grey’s Anatomy e Game of Thrones. |