Muitos têm o sonho de abrir o seu próprio negócio, têm aquele espírito empreendedor que faz com que levantem todo dia e persistam em seus objetivos. Porém, o que muitos talvez não levem em consideração é que, antes que este negócio abra suas portas, é necessário criar as diretrizes desta
empresa que está nascendo.
As diretrizes organizacionais (nome bonito, né?!) nada mais são do que definir a missão, a visão e os valores que pautam a empresa. Aí você pergunta: “Mas qual é a importância disso?”.
Toda organização precisa ter bem claro qual é a sua missão, o porquê de sua existência. E isso não significa que a missão seja o ato de vender determinado produto e/ou serviço, mas o que ela pretende ser em seu mercado de atuação. Complicado? Nem tanto!
Vamos a um exemplo:
Você pode pensar que a missão da Natura seja apenas vender cosméticos, entretanto a própria empresa chama sua missão de “Razão de Ser”:
“RAZÃO DE SER
Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.
bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo;
estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.”
É com base nisso que ela define sua estratégia de mercado, com base em suas diretrizes organizacionais, elementos essenciais para qualquer empresa. E, conhecendo sua missão, dá para entender toda a sua campanha de marketing, sempre trazendo a sensação de bem-estar implícita!
O básico para a criação das diretrizes é definir a missão, visão e valores. Confira um pequeno conceito de cada uma:
*Missão – Por que ou para que existimos?
A missão funciona como orientador para as atividades da organização. Ela tem por finalidade clarificar e comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada pela organização.
Visão – O que esperamos para o futuro?
Define como a imagem que a organização tem de si e do seu futuro. É estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar.
Valores – Agimos com que princípios éticos?
Conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades da instituição. São os valores que devem nortear as ações e a conduta de quem trabalha na organização e o que o público pode esperar da organização.
Simples, não?! É importante ressaltar que, ao criar uma missão para a sua empresa, ela não precisa ser imutável. As diretrizes devem acompanhar o desenvolvimento da organização, devem o ser o espelho do momento em que a empresa está vivendo. Sendo assim, se você acha que a sua missão não condiz mais com a organização, mude-a, adapte-a!
Fique com mais exemplos de missões de grandes empresas para se inspirar!
Casas Bahia
Realizar os sonhos dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.
Duratex
Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.
Cacau Show
Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio do chocolate.
Gerdau
Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.
*Definições segundo Chiavenato
CAMILA Borges Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica, é Pottermaníaca, aspirante a cinéfila e troca qualquer balada por um bom festival de rock |