A todo o momento acompanhamos pela TV, jornais, revistas e internet diferentes abordagens que mostram a importância da comunicação dentro das organizações para o mundo globalizado.
Sabemos que a comunicação é a base real de todo relacionamento humano. Com isso, não podemos esquecer sua importância na construção do relacionamento dentro das organizações, não é mesmo? Afinal, como dizia o saudoso Chacrinha, “Quem não comunica se trumbica”, e não poderia ser nada diferente no mundo corporativo.
Para que haja uma comunicação de sucesso dentro das organizações, e que isso venha refletir no produto e/ou serviço para o seu público interno e externo, é preciso ter um bom planejamento de comunicação. Além disso, também ela também deve ser colocada em prática diariamente com todos que fazem parte da organização.
Quando se tem uma comunicação eficiente, podemos dizer que “A comunicação consegue moldar comportamentos”, isso porque diferentes dimensões como hierarquia, estratégias de liderança, clima, cultura, distribuições dos espaços e até os recursos conseguem se interagir e de uma maneira muitas vezes imperceptível acaba deixando todos os departamentos mais próximos e alinhados.
A comunicação é bem mais que uma transmissora de mensagens, um plano de ação ou simplesmente tem o objetivo único de transmitir a imagem da empresa. A comunicação deve ser vista como parceira da organização para atingir objetivos, devem trabalhar continuamente e, principalmente, coletivamente.
Filtrando melhor, toda organização necessita de uma comunicação interna, que é de suma importância, mas falaremos sobre ela com mais detalhes em um próximo post.
Bom, é isso, a comunicação deve ser vista como parceira da organização e de extrema importância no momento de avaliar como a mesma está se saindo internamente e externamente.
SUZANE Almeida Recepcionista da LB Comunica, estudante de comunicação, aspirante a blogueira de moda e personal stylist |