5.16.2014

Plantar, regar, colher e devorar ideias. Invista nisso!

Se rolasse um apocalipse zumbi hoje e você estivesse em São Paulo, qual seria sua estratégia de sobrevivência? Ou mesmo sua reação? Montaria um acampamento em cima do MASP para conseguir se manter acima dos monstros, ter comércios para saquear em busca de suprimentos em geral e ainda preservar uma boa vista do panorama catastrófico da cidade? Ou se arriscaria se entocando nos obscuros e misteriosos túneis do sistema metroviário da cidade? 

Loucura demais? Ok, pode até ser, mas é no mínimo divertido imaginar essa metrópole gigantesca que nos espreme todos os dias em suas vias congestionadas em uma situação totalmente surreal. Como imaginar pode ser pouco, o roteirista e produtor de histórias em quadrinhos Daniel Esteves resolveu chamar uma galera muito competente para desenhar e criou uma antologia em HQ com exatamente esse cenário. SÃO PAULO DOS MORTOS é o nome do projeto. Já foi lançado faz um tempinho. Eu já li e recomendo muito pelas perspectivas diferentes na qual vemos esses monstros tão populares. Mas esse texto não é sobre a obra não, esse texto trata de como raios esse projeto saiu do papel. Com crowdfunding, é claro.


O sistema é bem simples: existe o sujeito que tem a ideia, ele cria um projeto em um desses sites de financiamento coletivo e fornece todas as informações possíveis sobre essa empreitada, inclusive os prêmios exclusivos que os colaboradores ganham. Dessa maneira as pessoas entram, conhecem e podem doar dinheiro. Se o projeto vingar, todo mundo fica feliz e vai para casa com seu prêmio. Caso não tenha sucesso, as pessoas que colaboraram recebem sua grana de volta. 

Esse sistema já é bem popular no mundo e consideravelmente popular aqui no Brasil também, todo mundo conhece e quase todo mundo usa. Neste ano, um dos mais notórios sites dessa vaquinha moderna, o Kickstarter, ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares em doações para financiamento de projetos, sendo feitas por mais de 5 milhões de pessoas no mundo. Pessoas que viram algo legal e que tomaram gosto por ver essa coisa maneira materializada, doando um pouquinho do seu sagrado suor convertido em moeda e receberam suas justas recompensas.

E o grande barato desse sistema é isso, mostrar suas ideias em um espaço apropriado, lembrando sempre de passar o máximo de credibilidade e comprometimento possíveis, afinal, você, como idealizador e “pedinte”, deve satisfações às pessoas que estão abraçando sua causa. Nessa hora de argumentar conta muito seu histórico de atividades dentro da área relacionada ao projeto em questão, seu currículo e prêmios, se for o caso. Enfim, você precisa provar que está mais pra Santos Dumont do que para Ícaro (o cara das assas de cera, manja?).

E realmente não há limites para o tipo de projeto que você queira lançar, muito menos para as proporções desse projeto. No ano passado, o projeto do filme baseado no seriado Veronica Mars arrecadou os seus US$2 milhões necessários em questão de horas. Sim, HORAS. Claro que os fãs vinham esperando por uma oportunidade de trazer seus queridos personagens de volta há muito tempo, então quando tiveram essa chance não perderam tempo. Mas olha só o tamanho disso, se o seu projeto é mais barato de financiar e está bem estruturado, suas chances de realizá-lo são bem altas.



What made this possible was the fans!

Devido à grande gama de projetos rolando, o bacana é entrar nesses sites vez ou outra e dar uma olhada geral pra ver se compra alguma ideia. Eu faço isso às vezes no Catarse (http://catarse.me/pt), que é bastante popular aqui no Brasil, no Kickstater (https://www.kickstarter.com/) e recentemente conheci o Stantando (https://www.startando.com.br/golsilustrados). Esse link, aliás, vai te levar exatamente para o projeto que me apresentou a este site, que é sobre um projeto literário de gols ilustrados, gols da seleção brasileira em mundiais. Por mais que você próprio não coloque uma bufunfa ali, às vezes um compartilhamento nas suas mídias sociais já é o suficiente para difundir uma ideia bacana e torná-la maior. E assim vamos caminhando rumo a uma sociedade mais comprometida com o todo e com a qualidade do que lhe é oferecido para ser devorado por suas mentes. Afinal, quanto mais zumbis nas ruas de São Paulo e detetives loiras e sensuais desbravando o obscuro campo das relações sociais de personagens encantadoramente estereotipados, melhor! =]

MARCELO Rodrigues
Assistente de criação na LB Comunica
e apaixonado por games, HQs, filmes e seriados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...