As redes sociais ganharam uma importância gigantesca em nossas vidas. Um dos principais atrativos destas plataformas, assim que surgiram, foi se aproximar de amigos de longa data com os quais não se tinha mais contato pessoal, além de retomar relações com familiares mais distantes e também fazer novos amigos. Porém, com o aumento da popularidade destas ferramentas e o avanço da chamada WEB 2.0, onde o internauta produz conteúdo e não somente fica exposto a informações, fez com que os usuários ganhassem voz ativa.
Além de tornar o ambiente on-line mais dinâmico, tendo o poder de expor suas opiniões, o consumidor ficou cada vez mais exigente e as empresas perceberam que estar presentes nessas plataformas era totalmente necessário, caso quisessem estar mais próximos de seus clientes e buscar antecipar seus anseios, bem como tentar resolver o descontentamento de algumas pessoas, em tempo real, que acabam por utilizar a rede para expor suas experiências negativas sobre um produto/serviço.
Por conta destes novos formatos de comunicação e interação social, as empresas tiveram que se reajustar neste novo cenário e criar mecanismos para conseguir a atenção e, principalmente, a retenção de seu consumidor, que a cada instante é atingido por uma comunicação diferente e criativa.
Seguindo este cenário descrito acima, separei um case muito interessante que aconteceu nessas últimas semanas e deu o que falar nas redes sociais, ilustrando muito bem como os internautas podem utilizar as redes sociais a seu favor e como as empresas estão cientes do poder que este canal tem. A notícia gerou um buzz marketing (o famoso burburinho) e foi altamente amplificada nas diversas plataformas de comunicação que temos hoje na internet.
Um usuário da rede social Twitter precisava de um tênis esportivo para ir à academia. Em uma rápida pesquisa pela internet, ele constatou que o tênis estava com o mesmo valor em duas grandes lojas de artigos esportivos (Netshoes e Centauro).
Sabendo que as empresas tinham perfis na rede de 140 caracteres, o usuário realizou um verdadeiro “leilão” às avessas, para ver qual empresa oferecia o tênis com maior desconto e, detalhe, tudo isso via rede social.
O resultado: Ambas chegaram a oferecer 25% de desconto no produto, porém o usuário optou pela Netshoes, por sua qualidade logística na hora de entregar o produto. Desculpe-me pelo entusiasmo e parcialidade, mas isso é definitivamente GENIAL!!!!!!!!
Há alguns anos, jamais conseguiríamos sequer encontrar alguém de prontidão para nos auxiliar em questões como essa, de forma ágil e direta, quanto mais ser atendido tão rapidamente, sem precisar sair de casa e tendo o objetivo alcançado.
Agora me pergunto: com a grande repercussão que este caso gerou na mídia, será que a atitude que este usuário teve não vai encorajar dezenas de milhares de outros, provocando uma banalização dessa atividade que poderia (e pode) nos auxiliar?
E as empresas, como devem se portar? Continuar abaixando os valores de seus produtos, para manter sua posição no mercado de empresa “antenada” e preocupada com o que seus clientes estão querendo, ganhando os “desafios” que os consumidores irão impor?
Difícil saber, mas creio que no final, seremos beneficiados por conta de um mercado altamente competitivo e que monitora constantemente as nossas satisfações ou insatisfações internet a fora, disso não tenho dúvida nenhuma!
FELIPE Sandre Atendimento e Planejamento na LB Comunica, peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover |