E quem nunca ouviu essa pergunta em meio a uma discussão ou mesmo durante um pedido de desculpas, que atire a primeira pedra. Essa questão é realmente muito comum, mas você já parou para pensar que há um motivo completamente lógico do por que ela é tão recorrente, especialmente numa situação de desentendimento? É simples: porque a comunicação vai muito, mas muuuuuito além das palavras.
Dr. Lair Ribeiro, médico cardiologista/nutrólogo, autor de 35 livros na área de autoconhecimento, aponta, em uma de suas principais obras (Pés no chão e cabeça nas estrelas, 1993) que o tom de voz representa 38% do poder da comunicação entre duas pessoas e a palavra (conteúdo da mensagem em si) apenas 7%. É mole? Agora ficou fácil perceber que, em boa parte das vezes quando debatemos algo, o mais importante não é O QUE dizemos, mas COMO estamos transmitindo aquela mensagem.
Isso sem falar que enfatizar uma ou outra palavra na mesma sentença pode alterar o sentido da mensagem por completo. Não acredita? Veja só:
“Fulano, vou chegar tarde em casa de novo, pois preciso terminar esse trabalho.”
Significa que o término do trabalho naquela data é extremamente importante e que a pessoa não irá para casa enquanto não conseguir finalizá-lo.
Agora veja como a situação muda:
“Fulano, vou chegar tarde em casa de novo, pois preciso terminar esse trabalho.”
Significa que a pessoa em questão não está contente com o fato de ter que chegar tarde outra vez, em função do término do trabalho.
É impressionante o poder que o tom de voz tem de transmitir mensagens que vão muito além do conteúdo original. Agora, cá entre nós, prestar mais atenção a esse ‘’detalhe’’ pode ser bem interessante como uma ferramenta de “redução de conflitos” em muitos ambientes, não acha? Essa é uma dica que pode ajudar a facilitar a sua comunicação interpessoal no trabalho, em casa, na faculdade, com a família e até mesmo com o namorado (a). Então, por que não tentar? Afinal, já diziam os sábios, comunicar é uma arte! ;)
BIANCA Franzini Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros |