9.27.2013

Eu vou estar te explicando em que situações é errado falar só no gerúndio


Muita gente deve estar se divertindo com as falas do personagem Carlito, mais conhecido como o “palhaço” da novela das 21 horas. O fato é que as falas do personagem estão causando vários danos à nossa gramática devido ao uso exacerbado e incorreto do famoso gerúndio.

O gerúndio nada mais é do que a indicação de uma ação verbal incompleta ou prolongada e possui a terminação -NDO. Além do aspecto verbal expresso por tal forma, isto é, o de expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra ou exprimir a ideia de progressão indefinida, o gerúndio pode desempenhar a função de adjetivo ou advérbio. Vejamos algumas condições.

1. Funcionando como advérbio, tal ocorrência se manifesta em frases que indicam circunstância de modo, como por exemplo: 
A professora explicou, sorrindo, a matéria de hoje. (O modo como o professor explicou a matéria)
2. Como dito antes, atua como verbo nas locuções verbais e orações reduzidas, indicando um processo em curso ou prolongado:
Está aprimorando os conhecimentos. (ação prolongada)
Estamos conversando ao telefone. (processo em curso)
3. Quando expresso sob a forma composta, possui valor de pretérito e indica um processo concluído no momento da enunciação, seja na oralidade ou na escrita:
Tendo realizado o trabalho, viajou por uns dias.

Agora que vimos todos os aspectos, vamos focar nas inadequações atribuídas a essa forma verbal, uma vez que ela tem sido utilizada no sentido de reforçar a ideia de progressividade no futuro. Assim como nos mostram os exemplos a seguir:
“Estaremos estudando uma melhor forma de atendê-la” (em vez de “Estudaremos uma melhor forma de atendê-la”).
“Estaremos transferindo-a para outro setor, aguarde” (quando o correto seria “Iremos transferi-la para outro setor”).
“Vou estar te ligando amanhã” (em vez de “Vou te ligar amanhã”).

Esses são alguns exemplos de erros cometidos no dia-a-dia de muitas pessoas, inclusive de profissionais da área de telemarketing, atendimento ao cliente, secretariado, Fale Conosco e SAC da maioria das empresas. Não somente o profissional dessas áreas, mas o profissional de qualquer área deve se atentar para o uso correto do gerúndio visando causar uma boa impressão para quem está recebendo a mensagem, que deve ser clara e correta para a boa imagem da empresa e de quem a transmite.

Fique atento e repasse essa mensagem para algum amigo que adora estar falando no gerúndio!


MICHELLE Segantini
Redatora e assessora de imprensa na LB Comunica,
apaixonada por gatos e mais uma no bando de loucos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...