9.02.2013

Não se reprima, não se reprima...

Quem foi que disse que alguns dos melhores cases do mercado publicitário, planejamentos estratégicos muito bem amarrados e campanhas de marketing com resultados fenomenais foram desenvolvidos apenas com base nas teorias de Kotler, nos 4, 7, ou seja lá quantos P’s de marketing, análise SWOT e derivados?

É claro que as teorias e análises dos grandes mestres, conhecimentos acadêmicos, know-how de mercado e outros fatores são imprescindíveis para garantia de bons resultados nos esforços de comunicação. Mas, não podemos negar que, por vezes, as ideias brilhantes surgem nos brainstorms a partir das referências de coisas que simplesmente gostamos!  É muito importante valorizar e trabalhar essas ideias que podem ser a chave para uma campanha memorável e com resultados muito além do esperado.

Portanto, vamos quebrar esse paradigma de que estudantes de comunicação precisam ser cults e que, a partir do momento em que você colocou o pé na universidade não pode mais ler Turma da Mônica ou gostar de um filme trash, afinal de contas, aquela ideia espetacular pode vir justamente desse tipo de referência e atingir o seu público de forma simples e eficaz.
Você mesmo, como consumidor, já se deparou com diversas campanhas com as quais se identificou, não foi? Estamos falando daquelas que você assiste ao filme publicitário e se enxerga no papel do personagem. Normalmente elas vêm seguidas de exclamações como “Nossa! Lembra disso!?” ou “Ahhhh esse aí sou eu!” ou ainda ”Isso é a cara de fulano, preciso mostrar pra ele!”

Querem um exemplo?
Campanha: "Corrida Maluca"

Nessa campanha, a Peugeot utilizou o cenário do desenho da Corrida Maluca e os principais personagens: Dick Vigarista, Penélope Charmosa, Peter Perfeito, Irmãos Rocha, entre outros, para captar a atenção do público e mostrar o posicionamento da campanha: “Dentro dele é outro mundo”. E quem não achou o máximo!?

Portanto, se você pensa em entrar (ou já entrou) para o time dos comunicadores, aproveite!
Mergulhe de cabeça nos livros técnicos, esteja sempre atualizado, observe as tendências de mercado, mas, de forma alguma, deixe seus hobbies de lado ou torça o nariz quando seu colega de trabalho confessar que está louco para fazer um curso de sushiman.

E, quando questionado por qualquer um sobre seus gostos, diga sem medo: “Sou comunicador e estou ganhando repertório...”. A regra é: faça como os Menudos e “não se reprima”. Pare agora mesmo de bloquear novas ideias e acabar com a sua chance de ir pra Cannes, pois, para o universo maravilhoso da comunicação, tudo é referência.
BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

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