8.14.2019

Empresa e cliente – Dados recompensados?



Todos os dias, alimentamos o mundo com nossos dados. Ao usar um aplicativo de trânsito, ao buscar uma viagem na internet, ao solicitar uma refeição pelo smartphone, ao utilizar o cartão de crédito para uma compra qualquer, estamos constantemente contando nossa vida. Informamos a que horas e o que comemos, onde estamos, para onde vamos, o que preferimos consumir. E isso sem falar na exposição por meio das redes sociais. Abrimos tanto nossa rotina quanto os acontecimentos extraordinários a quem nos vende alguma coisa e, eventualmente, a quem tenha acesso a esses dados indiretamente, seja pelo repasse deles pela empresa com quem tivemos contato direto, seja por uma apropriação ilegal, no caso de ação de hackers. 

A informação é o bem mais valioso (ou um dos mais) que temos e abrimos mão disso cotidianamente, sem cobrar, sem cuidar. Mais: nós mesmos entregamos esses dados, fornecemos em troca de novas comodidades trazidas pela tecnologia.

Se você procurar um pacote de viagem pela internet, vários sites ficarão enviando mensagens e ofertas para aquele destino, durante algum tempo. Os players do mercado saberão para onde você quer ir, em que época do ano, com quantas pessoas, de que faixas etárias. Assim, com os seus dados somados a de muitos outros, poderão tomar decisões estratégicas para seus negócios, como oferecer mais pacotes para aquele lugar, aumentar preços pela alta demanda, abrir novos serviços relacionados à localidade pesquisada.

Lembro de ter participado de pesquisas de opinião, em que uma marca chamava um grupo de pessoas (por exemplo, meninas adolescentes) antes de lançar um produto. Se querem colocar um novo sorvete ou um absorvente no mercado, reúnem potenciais consumidores  e pedem opinião sobre a embalagem, o formato, o texto e os personagens escolhidos para o comercial de TV. Feita a pesquisa, a empresa que a conduzia oferecia um brinde ou até pagamento em dinheiro pelo seu tempo e opinião.

Hoje, companhias até podem se valer de pesquisas, mas buscam novas formas de saber mais sobre seus clientes atuais e potenciais. Nos últimos dias, divulgou-se na imprensa matéria sobre empresa que aposta na experimentação grátis de vários de seus produtos. Outra notícia veiculada há poucos dias falava de tecnologia para obter certas informações, como um sensor dentro de fraldas descartáveis. O objetivo revelado é de que seja útil para mães e pais monitorarem o sono e a higiene de seus bebês.

Mas, em tempos de maior preocupação com a cibersegurança e diante da Lei Geral de Proteção de Dados (a LGPD, Lei n⁰ 13.709/2018, que entra em vigor em 2020), qualquer coisa ligada à internet apresenta o risco de ser acessada por terceiros. Daí, surgem vários questionamentos pertinentes: 
- Como proteger os dados de quem nem pode dar consentimento para seu uso, como os bebês e menores de idade?
- Quais as precauções possíveis que o consumidor pode tomar para evitar fornecer dados que possam prejudicá-lo?
- Para uma empresa, como construir e manter uma relação de confiança com seu cliente em relação à proteção de dados?
- Como o consumidor deve ser “recompensado” pelas informações úteis que transmite à empresa, que vai utilizá-las para ter mais sucesso em seu negócio?

São tempos difíceis e questões delicadas. Novos perigos e pouco cuidado, até o momento.


ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
Advogada e mãe em tempo integral

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