12.08.2014

Ilustra na propaganda

Não importa o quão foda seja uma ideia, tem sempre aquele indivíduo que vai perguntar “Mas não dá pra colocar uma foto no layout?”. Ilustração em peças de propaganda é algo que gera muita discussão em todas as esferas, do atendimento à criação, passando pelo cliente, amigos e familiares.
Quando falamos em prints, alguns trabalhos impressionantemente bem elaborados demonstram toda a qualidade que podemos atingir com as ilustrações na propaganda. Ainda assim, sempre vai ter aquele cliente que não gosta do “desenhinho”. Pura ignorância!

Em meio a tantos anúncios publicados em revistas e jornais, recheados de fotos produzidas e manipuladas, um vetor minimalista pode chamar atenção. Não? Sou suspeito pra falar, pois acompanho o trabalho de alguns ilustradores, veículos que divulgam trabalhos de artistas, perfis no Facebook e fico, literalmente, babando no trampo dos caras. Na minha concepção, essa junção sempre dá o que falar e chama muito a atenção do público.

Recentemente, o Gunn Report lançou um projeto chamado “The Art of Illustration”, que faz o compilado dos 50 trabalhos de Press/Print premiados em diversos festivais durante os últimos 15 anos. O Brasil foi destaque com seis cases, mostrando a nossa força nesse segmento.


Para aqueles que se interessam pelo assunto, indico alguns meios para você ficar em contato com essa galera que manda muito na ilustra. No Facebook, o grupo Sketchbox reúne uma rapaziada de diferentes níveis, que ilustra profissionalmente ou só por diversão mesmo. Lá você consegue avaliar o trabalho da galera e também descolar uns freelas.

A revista Juxtapoz também traz trabalho de diferentes artistas, do design às artes de rua. Da mesma maneira que a Zupi apresenta diversos desses caras que são destaque no cenário mundial.

Alguns outros eventos costumam reunir diversos ilustradores, como o Pupunha Ink, aqui na cidade de São Paulo. O evento é aberto e você pode trocar figurinhas com a galera, rabiscar no papel e fazer vários contatos com gente da área.

O que não faltam são meios de encontrar essas pessoas. Então, se você tem interesse no assunto, não se acanhe. É só mostrar as caras e correr atrás daqueles que mais te chamam atenção. Na maior parte das vezes, eles são solícitos e sempre dispostos a ajudar os novatos!

GUILHERME Azevedo
Assistente de Criação da LB Comunica,
violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense

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