4.23.2015

Os Vingadores e o seu poder de mover multidões


Vingadores – Era de Ultron mal tinha sido anunciado e já era um sucesso. Na trama, Tony Stark tenta alavancar um programa de paz virtual, as coisas dão errado e os maiores heróis da Terra enfrentam o teste definitivo, enquanto o destino do planeta está em jogo. Quando o vilanesco Ultron surge, cabe aos Vingadores impedí-lo de concluir seus planos terríveis. Logo surgem alianças inesperadas, que abrem caminho para uma aventura global, épica e única. Esse é o cenário da continuação do novo filme da Marvel.

O  primeiro da franquia bateu recordes, chegando à terceira maior bilheteria de todos os tempos, já o segundo vem no embalo, pegando todos os elementos que deram certo antes e transformando em algo ainda maior.


Os filmes de super-heróis têm crescido e os Vingadores foi como uma cereja do bolo, uma coroação  a toda essa invasão de superpoderes do cinema. Fez com que os fãs de quadrinhos entrassem em êxtase, mas o fato é que as criações do gênero não atingem apenas nerds e quem ama quadrinho, mas o público em geral, que, às vezes, nunca nem leu quaisquer quadrinhos. Quando vamos ao cinema prestigiar algo como os Vingadores, notamos uma gama de pessoas diferentes, de todas as idades, credos ou classes sociais.

Apesar de os Vingadores e outros heróis terem um público mais amplo, eles não fogem à regra dos públicos primário e secundário. O primário é composto de adoradores de HQs, que possuem grande influência sobre o secundário, que não liga muito para o verdadeiro criador de Ultron, ele assiste por diversão.

As produções cinematográficas podem ser legais, mas se a história destoa muito da versão original, os personagens não lembram aquele da HQ, acaba desagradando seu público primário e virando fracasso. Um exemplo foram as fitas do Quarteto Fantástico - ruins em todos os aspectos: história, efeitos e construção dos personagens.

As redes sociais são a grande sacada para as divulgações das novidades também do mundo do cinema, lançando teasers, trailers, cartazes, sinopses e imagens de bastidores. Outra estratégia é convidar grandes blogs e sites especializados para assistir ao vídeo antes da pré-estreia, para resenhas críticas. Isso acaba aumentando a expectativa nos simpatizantes, que confiam muito na opinião desse tipo de canal.

Vingadores – Era de Ultron atrai anunciantes que querem associar sua marca aos heróis, como é o caso da Gillette, que fez barbeadores fictícios, baseados em cada vingador para promover os seus novos modelos.


O fato é que a película já era um sucesso antes de sua estreia, e, assim como no primeiro, irá fazer parte da cultura pop durante muito tempo, gerando cada vez mais mídias, engajamentos e apreciadores no mundo inteiro.

E não custa nada colocarmos o trailer aqui, não é?



THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...