Vingadores – Era de Ultron mal
tinha sido anunciado e já era um sucesso. Na trama, Tony Stark tenta alavancar um programa de paz virtual,
as coisas dão errado e os maiores heróis da Terra enfrentam o teste definitivo,
enquanto o destino do planeta está em jogo. Quando o vilanesco
Ultron surge, cabe aos Vingadores impedí-lo de concluir seus planos terríveis.
Logo surgem alianças inesperadas, que abrem caminho para uma aventura global, épica e única. Esse é o cenário da
continuação do novo filme da Marvel.
O primeiro da franquia bateu
recordes, chegando à terceira maior bilheteria de todos os tempos, já o segundo
vem no embalo, pegando todos os elementos que deram certo antes e transformando
em algo ainda maior.
Os filmes de super-heróis têm
crescido e os Vingadores foi como uma cereja do bolo, uma coroação a toda
essa invasão de superpoderes do cinema. Fez com que os fãs de quadrinhos
entrassem em êxtase, mas o fato é que as criações do gênero não atingem apenas
nerds e quem ama quadrinho, mas o público em geral, que, às vezes, nunca nem
leu quaisquer quadrinhos. Quando vamos ao cinema prestigiar algo como os
Vingadores, notamos uma gama de pessoas diferentes, de todas as idades, credos
ou classes sociais.
Apesar de os Vingadores e outros
heróis terem um público mais amplo, eles não fogem à regra dos públicos
primário e secundário. O primário é composto de adoradores de HQs, que possuem
grande influência sobre o secundário, que não liga muito para o verdadeiro
criador de Ultron, ele assiste por diversão.
As produções cinematográficas
podem ser legais, mas se a história destoa muito da versão original, os
personagens não lembram aquele da HQ, acaba desagradando seu público primário e
virando fracasso. Um exemplo foram as fitas do Quarteto Fantástico - ruins em
todos os aspectos: história, efeitos e construção dos personagens.
As redes sociais são a grande
sacada para as divulgações das novidades também do mundo do cinema, lançando
teasers, trailers, cartazes, sinopses e imagens de bastidores. Outra estratégia
é convidar grandes blogs e sites especializados para assistir ao vídeo antes da
pré-estreia, para resenhas críticas. Isso acaba aumentando a expectativa nos
simpatizantes, que confiam muito na opinião desse tipo de canal.
Vingadores – Era de Ultron atrai
anunciantes que querem associar sua marca aos heróis, como é o caso da
Gillette, que fez barbeadores fictícios, baseados em cada vingador para
promover os seus novos modelos.
O fato é que a película já era um
sucesso antes de sua estreia, e, assim como no primeiro, irá fazer parte da
cultura pop durante muito tempo, gerando cada vez mais mídias, engajamentos e
apreciadores no mundo inteiro.
E não custa nada colocarmos o
trailer aqui, não é?
THIAGO Jardim Assistente de criação na LB Comunica ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games |