9.20.2017

Cada coisa em seu lugar



Entender a relação entre arte e publicidade é como distinguir as suas construções, referências e impactos na sociedade. Ambas são idealizadas por um processo criativo que delimita suas influências, ilustrando assim suas manifestações sobre determinado tema e seu papel nas comunidades, porém, suas finalidades se extinguem na objetividade de seus processos. 

A arte é mais livre, por estar ligada aos contextos histórico, literário e arquitetônico, gerando um questionamento reflexivo que abre espaço para interpretações e leituras de diversos pontos de vista que carregam visões com repertórios diferentes. O artista cria em função de um desejo particular e tem a intenção de transmitir o seu momento de vida e suas sensações. O processo de criação carrega consigo a junção de ideias pensadas para ampliar o imaginário e o senso crítico.

Por outro lado, a publicidade é parte de um processo de entendimento claro e planejado dentro da comunicação construída para diferentes targets. Ela articula formas de interação e recebimento da mensagem, podendo gerar um questionamento, mas sua interpretação é mais objetiva e propõe a aplicação de uma ideia. A propagação das informações se dá por meio de experiências que levam os consumidores a uma contemplação sobre o papel de produtos ou marcas no contexto social, ainda que o termo “arte” esteja fortemente presente na publicidade para se referir ao trabalho que está sendo criado.

Ao longo da história da humanidade, a arte ampliou as formas de comunicação. E com a publicidade não foi diferente, que através de técnicas utiliza imagens nas formas de expressão e de representação.
O fato é que ambas ocupam um espaço muito grande dentro do convívio social, a exemplo das galerias, livros e exposições de obras de arte.  Enquanto que na publicidade, o portfólio reúne uma coleção de trabalhos de uma empresa ou de um profissional. Muitas empresas selecionam seus melhores projetos para essa “pasta” impressa ou digital e separam cada serviço realizado de acordo com áreas, departamentos e assuntos.

MARIANE Almeida
Criação na LB Comunica
Desenha, ama girassóis e os passos de Michael Jackson.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...