4.04.2018

Paródias e publicidade: experiência de marca envolvida pela música



Quando começamos a fazer o planejamento de uma campanha as primeiras coisas que vem à nossa mente são os cenários, personagens, enredo, etc. Além desses itens, um outro de extrema importância deve ser considerado desde o início do planejamento por ser decisivo: a trilha sonora.

A trilha sonora de uma campanha pode ser composta por trilha branca, um jingle, um hit já consagrado, composição de uma nova música especifica para o job ou até mesmo uma paródia.
A música começou a ser usada na publicidade para aumentar a atenção e a resposta emocional do espectador nas campanhas. Para definir uma trilha é preciso ter sensibilidade, bom ouvido, emoção e conhecer bem o público-alvo e o projeto, para saber exatamente a intenção e o sentimento, atingindo o objetivo que aquela trilha deverá passar.

As pessoas buscam uma relação mais íntima com o conteúdo produzido pelas marcas, e nada melhor que usar a música que está presente em quase todos os aspectos da nossa vida. Utilizá-la como um canal para influenciar na compra, ajuda na construção da marca e na relação com o consumidor.
Atualmente as marcas apostam cada vez mais na criatividade, bom humor e na popularização na hora de definir as trilhas de suas campanhas. Muitas delas acabam apostando em paródias de hits já consagrados como uma estratégia para atrair público e impulsionar o conteúdo que está sendo produzido.

Essa tem sido uma poderosa ferramenta de fixação e viralização de campanha em um mundo cada vez mais digital. Parcerias com artistas popularizam as campanhas e os hits, o que também se torna um vantajoso para os artistas, uma vez que buscam a impulsão e o engajamento de seu trabalho.
O estudo All About Music realizado pelo Vagalume mostra que 59% das pessoas compram produtos por estarem associados a algum artista, uma vez que eles servem de inspiração e projeção de desejos nos consumidores.

Abaixo podemos ver algumas marcas que apostaram no uso das paródias como estratégia e que deram muito certo, independente do segmento da empresa, um dos exemplos é de uma prefeitura :

Prepara - Copa do Mundo FIFA 2018  - McDonald’s (Paródia da música “Prepara” da cantora Anitta)


MULTITELEI - NET (Paródia da música “Farofei” da cantora Karol Conka)


Semana do Cliente – Casas Bahia (Paródia da música “Cinquenta Reais” da cantora Nayara Azevedo)


Coxinha em Dobro Malandramente - Ragazzo (Paródia da música “Malandramente” do MC Dennis com os MC's Nandinho & Nego Bam)


Dengue ai se eu te pego - Prefeitura de Salvador (Paródia da música “Lepo Lepo” do cantor Psirico)


A música é um recurso para uma estratégia de campanha, e usá-la de forma criativa e divertida pode aproximar a marca do consumidor e ainda trazer bons resultados.

NAYARA Gonzaga
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
Curte um suspense e suas playlists vão de rock a mpb.

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