Um evento, uma pauta, um lançamento de produto. Trabalhar em um job pontual, com prazos definidos para início e término do trabalho, traz uma série de desafios ao assessor de imprensa. O primeiro, possivelmente o mais óbvio deles, é o resultado. Sabendo que você terá, na maioria das vezes, poucos dias ou até mesmo meses para atingir o target desejado pelo cliente, o grande insight é acertar no plano de comunicação. Um planejamento de mídia bem feito é meio caminho andado para que as coisas fluam naturalmente.
O segundo ponto que noto como desafiador para este tipo de trabalho é a rotina diária. Se você não pode parar o que faz normalmente com os clientes fixos que atende – sugestões de pautas, relatórios, follow-up, acompanhamento de entrevistas etc. –, tampouco pode somente “encaixar quando dá” o job no seu dia-a-dia. Neste sentido, é recomendável que as duas situações coexistam de maneira harmônica, para que se estabeleça, então, a neo rotina (clientes fixos + job).
Daí você deve estar se perguntando: mas como vou fazer essa nova rotina de cliente fixo mais job? Não querendo parecer escritor que não conta o final da história, mas essa, infelizmente, é uma pergunta que cada assessor de imprensa terá que responder por si mesmo.
Ponto fundamental que jamais poderá ser ignorado para o bom gerenciamento do job pontual, o tempo pode ser o seu maior aliado ou mesmo o grande inimigo. Com o plano de comunicação definido, estabelecendo-se prazos e metas para iniciar e executar o trabalho, será mais tranquilo poder administrar o tempo.
Como dica é essencial instituir, na estratégia interna da assessoria, os períodos para cada uma das etapas do trabalho de comunicação, por exemplo: quantos dias você terá para conseguir o briefing do cliente, o prazo para a redação das sugestões de pauta e das aprovações de texto junto às fontes, o follow-up com jornalistas, as entrevistas dos porta-vozes com a imprensa, os clippings, os relatórios, etc.
A minha lista pode parecer um tanto curta e entendo que cada job pontual e rotina das assessorias de imprensa têm suas peculiaridades, desafios e especificações, e que cada colega assessor tem a sua maneira única de trabalhar. Mas o que gostaria de deixar registrado aqui é a importância que esses trabalhos, que às vezes surgem de forma espontânea ou “do nada” para nós, têm no decorrer da nossa caminhada profissional.
Sejam jobs pontuais grandes ou pequenos, de um mês ou seis meses, de uma pauta ou para um evento de dias e pautas diferenciadas para trabalhar antes, durante e depois, todos eles conferem ao assessor de imprensa uma enorme expertise. Na melhor das hipóteses, fazem com que os profissionais saiam da zona de conforto e da rotina diárias das mesmas pautas, fontes, conversas, e-mails e jornalistas.
MARCOS Vargas
Redação e Assessoria de Imprensa na Lb Comunica,
Rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política |