Hoje, dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados. No
Brasil, a data deve sua origem ao frei Fernando de Bulhões, conhecido como
Santo Antônio, que ganhou fama de “Santo Casamenteiro” por sempre destacar a
importância do amor e do casamento em suas mensagens. O dia 12 foi escolhido
para a comemoração aqui por ser a véspera do dia do Santo, comemorado em 13 de
junho.
Para o varejo, essa data também é muito importante. O Dia
dos Namorados está em 3° lugar no ranking de datas mais lucrativas, ficando
atrás somente do Natal, o campeão de vendas, e do Dia das Mães. De acordo com
dados do Compre&Confie, para 2019 a estimativa de vendas terá um acréscimo
de 8% em relação ao ano passado, projetando a movimentação de R$ 2,3 bilhões.
Um movimento curioso que surgiu nos últimos anos durante
esse período dos namorados é a realização de ações para os solteiros. Isso
mesmo, para os solteiros.
Dentre eventos especificamente para os desacompanhados,
promoções, e várias outras ações, as marcas estão aproveitando também a
comemoração para conversar com esse público, como forma de aumentar suas vendas
e estabelecer um melhor relacionamento com todos os consumidores.
Hoje, em uma sorveteria em Fortaleza, a Gelateria Iceland,
está oferecendo desconto de 40% nos sorvetes e consultorias amorosas com uma
psicoterapeuta transpessoal. No bar Pinella, em Brasília, vai rolar o “Pinella Parquera”
, uma festa exclusivamente para solteiros, onde haverá shows ao vivo e entrega
de bilhetinhos para os “crushes”.
No ano passado, o Magazine Luiza criou um perfil no TINDER
e teve mais de 150 mil matches. As pessoas tinham um bom papo com a
Magalu, conseguiam descontos especiais para compras nas lojas da rede, a ação
gerou alta de 2000% nas vendas.
E você, o que acha sobre isso? Lembrando que os solteiros
também têm um dia só seu, que é comemorado no dia 15 de agosto, quando também
costuma haver uma série de ações promovidas pelas marcas, resultando em
engajamento do público.