“Eu preciso mostrar meu trabalho, ele deve aparecer para que
meus clientes vejam o que estou fazendo e demais públicos me conheçam, como
outros players do mercado em que atuo, eventuais parceiros e até
potenciais clientes.”
Essas são as demandas de uma enorme parcela de
empreendedores, profissionais liberais, prestadores de serviço, entre outros,
que estão “escondendo” o que fazem por uma questão simples: não sabem por onde
começar a sua comunicação.
Então, como aparecer? E como fazer isso de forma qualificada
e passar sua mensagem de uma maneira que seus públicos de interesse recebam e
entendam?
A comunicação está intimamente ligada à estratégia. Podemos
elaborar alguns passos para essa caminhada:
- Vamos pensar juntos em como você/seu negócio quer ser
visto no mercado. Como alguém focado em um determinado assunto ou como
alguém que faz tudo naquele setor? Uma clínica especializada em
odontopediatria ou uma clínica dentária em geral? Quer que sua imagem seja
de algo exclusivo, para poucos clientes, ou quer/pode atender o maior
número de pessoas? Que valores/princípios norteiam sua atividade?
- Feito isso, vamos conhecer as alternativas para
começar:
- Branding – O nome da minha empresa e/ou meu slogan
traduzem bem minha atividade? A minha identidade visual transmite a
mensagem que quero passar? Por exemplo, tenho um brasão na minha
papelaria, mas não quero mais ser visto como uma empresa tradicional,
clássica, mas como alguém inovador... Isso merece uma atualização;
- Digital – Estou nas redes sociais certas, com o
vocabulário mais adequado para cada uma delas? Outras questões entram
aqui: periodicidade de postagens, respostas, conteúdo. Cabe analisar o website
para ver como funciona nos dispositivos móveis, como está a linguagem e o layout.
Que outros recursos posso usar para me comunicar com meus públicos?
Vídeos, e-mail marketing, newsletter?
- Eventos – Meu produto ou serviço precisa de algum tipo
de evento para ganhar projeção? Como ele pode ser beneficiado com uma
iniciativa como essa?
- Editorial – É o momento de produzir um folheto, uma
apresentação impressa para determinado público? Como um livro comemorativo
(exemplo, de dez anos de história da empresa) pode contribuir para a
imagem do meu negócio?
- Campanhas para público interno e/ou externo – Como uma
campanha ou uma ação temática pode contribuir para o bom clima
organizacional ou para resolver alguma questão (por exemplo, fomentar o cross
selling – para isso, criar uma solução personalizada para aumentar o
conhecimento de tudo o que a empresa oferece);
- Assessoria de imprensa – Se você vê algo no jornal, na
TV, em revistas, ou ouve no rádio e tem uma opinião oposta ou
complementar, por que você não está na mídia? O seu trabalho,
conhecimento, expertise devem ser mostrados de uma forma qualificada, em
bons veículos de comunicação, com uma linguagem clara e objetiva para que
sua mensagem seja compreendida por seus públicos. E com destaque sobre
seus concorrentes.
- Do ponto zero para o ponto 1 – Saiba que não é
necessário fazer tudo de uma vez! Converse com a agência para construir
uma trajetória de comunicação, um passo após o outro. De novo, pensando em
estratégia, é fundamental fazer uma análise cuidadosa de como começar e
quais os planos para o futuro. Não é difícil, mas é preciso ter iniciativa
e muita vontade, principalmente para sair da inércia, e “aparecer” da
melhor forma! É a sua comunicação em questão!
ADRIANA Gordon Coordenadora de redação da LB Comunica, Advogada e mãe em tempo integral |