7.31.2013

Rá-tim-bum... Michelle, Michelle!

Almoço de aniversário é sempre uma alegria aqui na agência! A comida é nota 10, clima alto-astral, muito bate-papo e, claro, bolo e presente para os aniversariantes. =)
No mês de julho, nossa querida redatora Michelle Segantini completou um quarto de século! Um quarto de século? Sério mesmo? Isso aí, 25 aninhos e essa cara de criança! Brincadeiras de lado, desejamos muita saúde, paz, sucesso e que a sua carreira profissional e vida pessoal sejam brilhantes e repletas de realizações!



E agora vamos ao cardápio: costela de porco ao molho barbecue, a famosa ribs on the barbie (Outback, para quê?), acompanhada de batata frita com cheddar e bacon, onion rings, arroz e uma saladinha, só para dar aquela balanceada. Todas essas iguarias preparadas pelas mãos de anjo de nossas queridas Dalva e Jú! Já pode soltar os cachorros!

E, para finalizar, aquele bom e velho ♪ parabéns pra você ♪, soprar as velinhas, fazer pedidos... Mas prestem atenção a um pequeno detalhe: o bolo é de bem-casado! =) Não precisa dizer mais nada, não é?


É isso aí Mi, a equipe LB Comunica te deseja muitos anos de vida e que você continue sempre esta pessoa animada, engraçada, criativa e por aí vai!

7.29.2013

Papa (e o Fiat Idea) nas alturas

De uma coisa todos nós temos certeza: a vinda do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, chamou a atenção do mundo inteiro para o Brasil. Fanatismos religiosos a parte, há quem diga que a sua presença no país renovou a fé dos já desacreditados, evangelizou grande parte daqueles que ainda estavam em cima do muro ou, até mesmo, foi positiva para tocar o coração dos nossos políticos e governantes. O fato é que a sua visita, falando nos termos gerais da comunicação, apresentou uma gigantesca oportunidade para um produto específico: o Fiat Idea.

“Que Papamóvel o quê? Eu quero mesmo é rodar de Idea!”. Obviamente que o simpático Papa Francisco não utilizou essas palavras na hora de escolher o veículo com a qual rodaria pela cidade do Rio de Janeiro, mas sem sombra de dúvidas a sua decisão expôs – e poderá expor ainda mais – o modelo e a montadora que o fabrica.

Sabemos que esta escolha não foi às cegas. A Fiat apresentou toda a sua gama de veículos ao comissionário do Vaticano que, após realizar os pré-testes com todos eles, selecionou duas opções finais: o Bravo e o Idea. E o que que deu? Idea na cabeça! ♪

Para quem acredita em destino, aqui vai um bom argumento para convencer os amigos: o Fiat Idea, que já não é mais fabricado na Europa desde 2012, ganhou uma sobrevida recentemente após passar por seu último facelift em junho deste ano. E, por ironia do destino, foi escolhido pelo Papa para ser seu possante na vinda ao Brasil. Seria esta uma jogada de marketing ou realmente coisa de Deus? Minha singela opinião? Eu não posso afirmar que a escolha do carro foi uma imposição da montadora ao Vaticano, mas todos nós sabemos que os caras são bem espertos! Existe uma aposentadoria melhor do que sair de cena carregando em seu banco traseiro a maior figura religiosa da atualidade? Cara, isso sim que é fechar com chave-de-ouro!

O que sabemos até agora é que o carro ficará exposto na fábrica da Fiat em Betim (MG) e também fará parte do futuro acervo da montadora em seu museu. Além disso, a empresa também postou uma foto do modelo no céu, entre nuvens, com a seguinte frase “Boa Idea, Francisco”. Será que termina por aí? Acho que ainda tem muito campo a ser explorado! Mesmo! É uma oportunidade de ouro para a marca, que vale a pena o investimento com o objetivo de fortalecer a imagem da companhia.

Se eu fosse você, aproveitaria, hein Fiat? Não deixe escapar a chance, como fez com o “Vem pra rua”, no ápice das manifestações no Brasil. Sempre há um jeito diferente, criativo e bem-humorado de lidar com essas oportunidades! É só botar a cachola para funcionar! ;)

GUILHERME Azevedo
Atendimento e planejamento da LB Comunica,
violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense

7.26.2013

Tiros certeiros e balas perdidas no merchandising do cinema e da TV

Em primeiro lugar, esse texto não fala de merchandising. Fala de algo que, em nosso país, é muito comum chamar de merchandising. Sabe quando a bonitona da novela das 8 diz, em cena, que seus cabelos estão lindos e sedosos graças ao shampoo da marca "X" que existe no mundo real? Pois é, isso se chama product placement, diferente do "merchan", que é feito no ponto de venda.

Nada como uma boa recomendação para nos deixar curiosos a experimentar alguma coisa, não é verdade? Então, vamos confabular acerca de formas legais e eficazes e formas forçadas e quase nada produtivas de utilizar essa ferramenta de nome pouco comercial.

Na época do lançamento do filme nacional "A Busca", lembro-me que assisti o trailer e algo me chamou muita atenção: o logo da Volkswagem! Em pouco mais de 2 minutos, o modelo que a Volks promoveu no filme roubou a cena, deixando a impressão de se tratar de um comercial de carro, e não do trailer de um filme. Com storytelling em alta até seria um comercial maneiro, mas como "merchan", ficou bem forçado.


Quem curte o 007 sabe que a Astom Martim também dá uma forçada de barra nesse sentido, mas os trailers dos filmes focam no filme, só esfregam o carro nas nossas caras quando já estamos inseridos no universo de Bond, James Bond!

Mas também há quem faça coisas bem legais nesse sentido. Se você acompanha o seriado The Walking Dead sabe que os sobreviventes daquele mundo pós-apocalíptico usam vários tipos e modelos de automóveis nos episódios, mas você só vê a marca quando é um veículo Hyundai.

É discreto e natural, principalmente porque a marca utiliza a imagem do seriado para se promover de formas alternativas. Recentemente, foi lançada uma nova versão de um de seus modelos e, para atrair olhares, o carro expositivo foi customizado em uma versão à prova de zumbis! Não ficou muito comercial, mas já deixou muito nerd imaginando como sua garagem ficaria com essa belezinha compondo a decoração.




Foi nesse embalo que a Hyundai lançou recentemente um aplicativo para iPhone, iPad, iTudo, etc, no qual o usuário pode criar seu próprio carro à prova de zumbis, usando alguns dos modelos da marca. Essa foi uma maneira bacana de complementar o product placement no seriado e cair nas graças de seus fãs.

Clique aqui e veja mais sobre o app, que logo estará disponível também para usuários Android!

MARCELO Rodrigues
Assistente de criação na LB Comunica
e apaixonado por games, HQs, filmes e seriados

7.15.2013

Entrando no ar em 3, 2, 1...



O universo da comunicação é fantástico! As evoluções e novidades, os novos meios e plataformas, as maneiras inovadoras de utilizá-las, as polêmicas, resultados e todos os ingredientes que compõem este misterioso e fascinante mundo são sempre bons temas para debates e discussões. E é exatamente esse o papel do lblog – o blog da LB Comunica: ser o seu espaço de troca de ideias e compartilhamento de informações sobre os mais relevantes temas da comunicação!

Aqui serão postados conteúdos críticos, análises técnicas, curiosidades sobre o mercado, além de muita informação útil para aqueles que buscam conhecer um pouco mais sobre o tema. Produzido pela própria equipe LB, o lblog será alimentado com novidades fresquinhas, sempre buscando abordar os mais variados componentes da comunicação: criação, design, planejamento, redação, mídia, atendimento e por aí vai!

Curta, comente e interaja conosco. Aqui você é livre para expressar sua opinião e, como bons comunicadores, nossa via sempre será de mão dupla! Como diria o saudoso Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”, certo? Então, simbora participar, meu povo! =)