7.26.2013

Tiros certeiros e balas perdidas no merchandising do cinema e da TV

Em primeiro lugar, esse texto não fala de merchandising. Fala de algo que, em nosso país, é muito comum chamar de merchandising. Sabe quando a bonitona da novela das 8 diz, em cena, que seus cabelos estão lindos e sedosos graças ao shampoo da marca "X" que existe no mundo real? Pois é, isso se chama product placement, diferente do "merchan", que é feito no ponto de venda.

Nada como uma boa recomendação para nos deixar curiosos a experimentar alguma coisa, não é verdade? Então, vamos confabular acerca de formas legais e eficazes e formas forçadas e quase nada produtivas de utilizar essa ferramenta de nome pouco comercial.

Na época do lançamento do filme nacional "A Busca", lembro-me que assisti o trailer e algo me chamou muita atenção: o logo da Volkswagem! Em pouco mais de 2 minutos, o modelo que a Volks promoveu no filme roubou a cena, deixando a impressão de se tratar de um comercial de carro, e não do trailer de um filme. Com storytelling em alta até seria um comercial maneiro, mas como "merchan", ficou bem forçado.


Quem curte o 007 sabe que a Astom Martim também dá uma forçada de barra nesse sentido, mas os trailers dos filmes focam no filme, só esfregam o carro nas nossas caras quando já estamos inseridos no universo de Bond, James Bond!

Mas também há quem faça coisas bem legais nesse sentido. Se você acompanha o seriado The Walking Dead sabe que os sobreviventes daquele mundo pós-apocalíptico usam vários tipos e modelos de automóveis nos episódios, mas você só vê a marca quando é um veículo Hyundai.

É discreto e natural, principalmente porque a marca utiliza a imagem do seriado para se promover de formas alternativas. Recentemente, foi lançada uma nova versão de um de seus modelos e, para atrair olhares, o carro expositivo foi customizado em uma versão à prova de zumbis! Não ficou muito comercial, mas já deixou muito nerd imaginando como sua garagem ficaria com essa belezinha compondo a decoração.




Foi nesse embalo que a Hyundai lançou recentemente um aplicativo para iPhone, iPad, iTudo, etc, no qual o usuário pode criar seu próprio carro à prova de zumbis, usando alguns dos modelos da marca. Essa foi uma maneira bacana de complementar o product placement no seriado e cair nas graças de seus fãs.

Clique aqui e veja mais sobre o app, que logo estará disponível também para usuários Android!

MARCELO Rodrigues
Assistente de criação na LB Comunica
e apaixonado por games, HQs, filmes e seriados

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