De uma coisa todos nós temos certeza: a vinda do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, chamou a atenção do mundo inteiro para o Brasil. Fanatismos religiosos a parte, há quem diga que a sua presença no país renovou a fé dos já desacreditados, evangelizou grande parte daqueles que ainda estavam em cima do muro ou, até mesmo, foi positiva para tocar o coração dos nossos políticos e governantes. O fato é que a sua visita, falando nos termos gerais da comunicação, apresentou uma gigantesca oportunidade para um produto específico: o Fiat Idea.
“Que Papamóvel o quê? Eu quero mesmo é rodar de Idea!”. Obviamente que o simpático Papa Francisco não utilizou essas palavras na hora de escolher o veículo com a qual rodaria pela cidade do Rio de Janeiro, mas sem sombra de dúvidas a sua decisão expôs – e poderá expor ainda mais – o modelo e a montadora que o fabrica.
Sabemos que esta escolha não foi às cegas. A Fiat apresentou toda a sua gama de veículos ao comissionário do Vaticano que, após realizar os pré-testes com todos eles, selecionou duas opções finais: o Bravo e o Idea. E o que que deu? Idea na cabeça! ♪
Para quem acredita em destino, aqui vai um bom argumento para convencer os amigos: o Fiat Idea, que já não é mais fabricado na Europa desde 2012, ganhou uma sobrevida recentemente após passar por seu último facelift em junho deste ano. E, por ironia do destino, foi escolhido pelo Papa para ser seu possante na vinda ao Brasil. Seria esta uma jogada de marketing ou realmente coisa de Deus? Minha singela opinião? Eu não posso afirmar que a escolha do carro foi uma imposição da montadora ao Vaticano, mas todos nós sabemos que os caras são bem espertos! Existe uma aposentadoria melhor do que sair de cena carregando em seu banco traseiro a maior figura religiosa da atualidade? Cara, isso sim que é fechar com chave-de-ouro!
O que sabemos até agora é que o carro ficará exposto na fábrica da Fiat em Betim (MG) e também fará parte do futuro acervo da montadora em seu museu. Além disso, a empresa também postou uma foto do modelo no céu, entre nuvens, com a seguinte frase “Boa Idea, Francisco”. Será que termina por aí? Acho que ainda tem muito campo a ser explorado! Mesmo! É uma oportunidade de ouro para a marca, que vale a pena o investimento com o objetivo de fortalecer a imagem da companhia.
Se eu fosse você, aproveitaria, hein Fiat? Não deixe escapar a chance, como fez com o “Vem pra rua”, no ápice das manifestações no Brasil. Sempre há um jeito diferente, criativo e bem-humorado de lidar com essas oportunidades! É só botar a cachola para funcionar! ;)
GUILHERME Azevedo Atendimento e planejamento da LB Comunica, violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense |