6.09.2015

Como fazer uma Comunicação Acessível?

Já parou pra pensar em como seria impactado por uma ação de marketing, caso você fosse deficiente visual?
               
Acredito que 90% das pessoas que não conhecem muito desse universo responderiam, simplesmente: “Com um anúncio em braille”, não é mesmo?      
 
De fato, o braille é um recurso eficaz para que os deficientes visuais tenham acesso a conteúdos impressos, sejam informativos ou comerciais.

Segundo site da Fundação Dorina Nowill para Cegos, o braille é “Um sistema de leitura e escrita destinado a pessoas cegas por meio do tato. Sua escrita é baseada na combinação de 6 pontos, dispostos em duas colunas de 3 pontos, que permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras, números, simbologia aritmética, fonética, musicográfica e informática.”

Mas não para por aí!
               
A audiodescrição é um recurso de extrema importância para a pessoa com deficiência visual acessar produtos, serviços e informações, pois transforma toda a comunicação visual em sonora.

Vídeo com audiodescrição da Fundação Dorina Nowill para Cegos:


Viram só que bacana?

Atualmente, as pessoas com deficiência visual têm acesso a leitura e escrita em quatro formatos: braille, falado, digital e letra ampliada (para as pessoas “baixa-visão”, que não são completamente cegas e conseguem ler textos com letras maiores e contrastes de cor). Nessas formas,  é possível produzir livros, revistas, catálogos e demais materiais inicialmente impressos em tinta - uma peça publicitária, por exemplo.          
Uma empresa que está atenta a esse público e desenvolve conteúdos muito bacanas e acessíveis é o Itaú. Veja a coleção de livros infantis produzida neste ano pela Campanha Leia para uma Criança: clique aqui.

Pois é pessoal, hoje em dia são cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil e cada vez mais as grandes companhias e agências de publicidade tem percebido esse público e começado (finalmente) a trabalhar ações de comunicação acessíveis. Se você nunca tinha ouvido falar no assunto, informe-se e fique de olho!

BIANCA Franzini
Coordenadora de Atendimento e Planejamento da LB Comunica,
antenada em tudo o que rola de novo no meio da comunicação
e apaixonada por séries e livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...