Já parou pra pensar em como seria
impactado por uma ação de marketing, caso você fosse deficiente
visual?
Acredito que 90% das pessoas que não conhecem muito desse universo
responderiam, simplesmente: “Com um anúncio em braille”, não é
mesmo?
De fato, o braille é um recurso eficaz para que os deficientes visuais tenham
acesso a conteúdos impressos, sejam informativos ou comerciais.
Segundo site da Fundação Dorina
Nowill para Cegos, o braille é “Um sistema de leitura e escrita destinado a
pessoas cegas por meio do tato. Sua escrita é baseada na combinação de 6
pontos, dispostos em duas colunas de 3 pontos, que permite a formação de 63
caracteres diferentes, que representam as letras, números, simbologia
aritmética, fonética, musicográfica e informática.”
Mas não para por aí!
A audiodescrição é um recurso de extrema importância para a pessoa com
deficiência visual acessar produtos, serviços e informações, pois transforma
toda a comunicação visual em sonora.
Vídeo com audiodescrição da Fundação Dorina Nowill para
Cegos:
Viram só que bacana?
Atualmente, as pessoas com deficiência visual têm acesso a leitura e escrita em quatro formatos: braille, falado, digital e letra ampliada (para as pessoas “baixa-visão”, que não são completamente cegas e conseguem ler textos com letras maiores e contrastes de cor). Nessas formas, é possível produzir livros, revistas, catálogos e demais materiais inicialmente impressos em tinta - uma peça publicitária, por exemplo.
Uma empresa que está atenta a esse público e desenvolve conteúdos muito bacanas
e acessíveis é o Itaú. Veja a coleção de livros infantis produzida neste ano
pela Campanha Leia para uma Criança: clique aqui.
Pois é pessoal, hoje em dia são cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil e cada vez mais as grandes companhias e agências de publicidade tem percebido esse público e começado (finalmente) a trabalhar ações de comunicação acessíveis. Se você nunca tinha ouvido falar no assunto, informe-se e fique de olho!
BIANCA Franzini Coordenadora de Atendimento e Planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros |