Vivemos na era da velocidade de informação e nada passa
despercebido quando se tem um smartphone nas mãos. Um acidente na esquina da
sua casa cai nas redes sociais virando notícia em questão de segundos.
Tudo o que precisamos saber sobre alguma marca, produto,
cultura e afins, achamos rapidamente no alcance de um clique. Nesse atual
cenário, em que estamos acostumados a
ter qualquer tipo de conhecimento, aumenta a dificuldade de manter o público
falando do seu produto por mais tempo.
Para isso, uma ferramenta já conhecida no mundo da propaganda
pode ser uma grande aliada: o teaser!
Teaser é uma
técnica usada para chamar a atenção das pessoas, gerando grande expectativa por
intermédio de elementos enigmáticos, normalmente são pequenas peças que ocultam
informações chaves fazendo quem as vê interrogar-se sobre o significado daquilo.
Essa curiosidade, aliada às redes sociais, semeia um buzz e discussões começam a brotar sob
várias teorias, por bastante tempo.
O teaser se encaixa
em qualquer mídia: filme publicitário, e-mail marketing, panfletos e por aí
vai, sem limites. Combinando mais de uma mídia, as chances do público se
interessarem pelo anúncio é maior.
Hoje em dia, o cinema tem usado essa ferramenta com mais
frequência; o filme ‘Star Wars VII – O despertar da força’ já usou dois teasers sem revelar nada sobre a história,
gerando muitas discussões que perduram, desde então.
‘Esquadrão Suicida’
(Suicide Squad) está abusando do recurso de formas diferentes, antes mesmo de
lançar um vídeo teaser oficial, estão
mostrando fotos e vídeos do set de gravação, posters e até com fotos do Instagram
dos próprios atores, é claro que essa combinação toda cria altas discussões
sobre a provável história.
O teaser precisa ser a primeira peça de uma campanha e após germinar a curiosidade nas pessoas é necessário esclarecer todas as informações que foram ocultadas propositalmente.
Essa técnica é o contraste da sociedade atual, ao invés de
dar todas as informações na mão, simplesmente as esconde causando curiosidade e
indagação, permanecendo na boca do público por mais tempo.
THIAGO Jardim Assistente de criação na LB Comunica ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games |