8.18.2015

Confira 5 dicas para escrever um e-mail corporativo de sucesso


O mundo corporativo tem algumas peculiaridades. Em algumas empresas, a forma de se vestir, o jeito de se portar, a maneira de se relacionar com os colegas de trabalho e o comportamento são preocupações que toda pessoa deveria ter, para conseguir passar uma imagem profissional adequada e respeitosa. Com a comunicação corporativa não é diferente.

Resolvi focar no e-mail, esse importante canal que diz muito do seu perfil e deve ganhar atenção especial para conseguirmos transmitir exatamente o que desejamos.


Se o profissional não tomar os devidos cuidados, um e-mail pode denegrir sua imagem perante ao mercado. Em contrapartida, se a mensagem é bem escrita, uma ideia boa poderá ser construída, resultando em benefícios para empregado/empregador.

Seguem algumas dicas para um e-mail de sucesso:

1 – Documento: tente tomar todo cuidado necessário, escrevendo de forma clara, objetiva e concisa.

2 – Respeito: leia e releia antes de enviá-lo. Escrever palavras em caixa alta pode soar como falta de educação. Se quer enfatizar algo, coloque em negrito ou sublinhe.

3 – Saudações: inicie e finalize seu e-mail com saudações como “Prezados” e “Atenciosamente”. As palavras “Olá”, “Abraços” e “Beijos” são destinadas a interlocutores cuja proximidade é maior.

4 – Objetivo: o intuito da mensagem precisa estar claro no documento. Caso tenha solicitado algo via e-mail, sinalize “Aguardo seu retorno”. Se tiver oferecido algo, coloque-se à disposição para esclarecimentos, no fim da mensagem.

5 – Concisão: menos é mais. Claro que não é para enviar um e-mail com 140 caracteres (estilo Twitter). Mas e-mails muito longos não se tornam atrativos para os receptores. Escrever em tópicos pode auxiliar na hora de organizar as ideias.
Ganhe assertividade na sua comunicação. Bom trabalho!

FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

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