Quando alguém fala que “o mundo ficou pequeno”, às vezes isso soa apenas como um chavão. Sabemos que tem impacto direto em nossa vida a revolução das comunicações, com telefone, internet, whatsapp, dos transportes, como avião, trem-bala.
Mas, em geral, não conseguimos enxergar como isso se aplica – e pode impulsionar – a nossa trajetória profissional.
Em nossa experiência por aqui, atendemos clientes nos Estados Unidos e na Europa, como se fossem nossos vizinhos. As formas de contato são cada vez mais amplas e o diálogo, mais rápido.
As reuniões de pauta, por exemplo, para traçar as estratégias do relacionamento com a mídia da próxima semana ou mês, se dão por telefone ou por conference call, quando o número de participantes é maior.
O mesmo ocorre para desenhar um evento, planejar uma divulgação especial por e-mail marketing, escolher a mídia para o anúncio. Até para branding, um processo complexo em que se procura traduzir a essência do cliente em sua marca, o uso de todas essas formas de comunicação funciona muito bem.
Dados por e-mail, sem perder o contato – ouvir a voz pelo telefone e ver quem está do outro lado do oceano em uma videoconferência não substituem um aperto de mão ou um abraço, mas trazem as pessoas para perto e também suas emoções.
Se atender o mundo inteiro é expandir seus negócios, em tempos de crise, isso é mais relevante do que nunca!
Para descontrair, gosto muito desse pequeno filme sobre videoconferência. Se você tem quatro minutos, não deixe de se divertir com esse bem-humorado vídeo:
ADRIANA Gordon Coordenadora de redação da LB Comunica, advogada e mãe em tempo integral |