11.12.2015

A crise e o futebol brasileiro!


Em tempos de crise econômica e poder de compra diminuído, o povo brasileiro vem tentando se virar nos 30, com o objetivo de chegar “azul” ao final de cada mês, sem sofrer tanto com a inflação e os efeitos que ela provoca.

No esporte, não é diferente. Em tempos de vacas magras, as empresas também deixaram de fazer investimentos milionários, como alguns anos atrás faziam, e enxugaram muito os patrocínios e a disseminação de suas marcas no segmento esportivo.

Focando no futebol apenas, os principais clubes do País sentiram (e muito) esse momento conturbado. Um exemplo é o SPFC, que não tem o patrocinador Master em sua camisa (aquela propaganda que fica na altura do peito, na camisa dos atletas), há cerca de 1 ano.

Esse valor é primordial para a fonte de receitas de um clube, pois, sem ele e apenas com o dinheiro dos direitos televisivos, arrecadação através de jogos e programas de sócio torcedores não dá para alavancar os cofres dos times.


A resposta para isso? É a criatividade, como sempre. O marketing dessas equipes nunca teve tanto trabalho (com pouco recurso) como agora. Investir nos programas de sócios torcedores é a grande esperança para a diretoria, porque, sem dúvida, será o grande pilar que sustentará os clubes nos próximos anos.

Outros pensaram adiante e encontraram novas formas de conseguir renda utilizando seu “manto sagrado” (uniforme) como chamariz. O Corinthians está sendo pioneiro nesta nova realidade. O clube quer ter uma marca de empresa estampada em seu meião. Para isso, recorreu a uma agência que é detentora desse formato de publicidade.

O preço médio para essa modalidade de divulgação fica em torno de R$ 1,5 milhão por temporada. Não é algo que vá salvar os times do buraco financeiro, mas certamente é uma outra maneira de angariar fundos.

Agora, independente do setor, cada vez mais precisaremos pensar fora da caixinha para tentar novos resultados e não deixar, de forma alguma, essa crise nos engolir.
Sucesso a todos!

FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...