2.05.2016

Mais internacionais do que nunca

Gastronomia, cultura, esporte – os Jogos Olímpicos vêm aí – se entrelaçam com o turismo e deixam marcas de todos os países em cada um deles. Pessoas físicas e jurídicas estão mais cosmopolitas, expandindo horizontes para abrir novos negócios em outras bandas.

Essa iniciativa, por si só, já não é simples. Requer estudo, planejamento, adequação a leis e costumes do local de destino. São tantas diferenças a se trabalhar que qualquer outra coisa que fuja do core business, da atividade principal a ser desenvolvida, pode acabar ficando em segundo plano, em terceiro, quarto... até ser esquecida em um canto qualquer.

Aí é que entra a importância não só de fazer, mas de comunicar o que se faz. Vemos que nossos clientes estão antenados com essa tendência e querem se comunicar com os Estados Unidos, com países da Europa, da Ásia. Alguns já mantêm equipes ou parcerias no exterior, dando suporte para os clientes estrangeiros que querem se instalar ou fazer negócios aqui e vice-versa.

Os primeiros passos podem ser os mais tradicionais: website em todos os idiomas que se pretende atingir, o mesmo em relação ao cartão de visita e à apresentação institucional. Mas sempre é preciso pensar em novas possibilidades. Assim, um livro comemorativo, que sempre traz parte da trajetória percorrida e das conquistas daquela empresa, precisa estar nas línguas dos países em foco. As redes sociais, especialmente o LinkedIn, mais voltado ao aspecto profissional, estão aí para facilitar a comunicação com pessoas de qualquer parte do mundo – e precisam ser trabalhadas dessa maneira também.

Elaborar uma newsletter bacana, criar um e-mail marketing para divulgar um evento ou curso, contar com uma boa assessoria de imprensa para fazer tudo isso aparecer: é só começar.

Para exercitar a cabeça e a criatividade, pense por onde você quer andar. Onde estão aqueles que querem seu produto? E como você vai chegar lá?





ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...