Por vezes você pode ter identificado uma ou duas marcas em
um mesmo produto ou em uma comunicação, além disso, já deve ter se perguntado o
que está acontecendo? Por que duas marcas? Qual é o objetivo?
Ao aprofundar o conceito de co, que define o trabalho em
grupo, produção de várias pessoas ou empresas, descobri que dois conceitos
podem se misturar e causar uma confusão. Aqui vou tentar ilustrar um pouco para
esclarecer:
Co-Branding, por sua própria definição como trabalho de
marca, é a junção de duas ou mais marcas reconhecidas no mercado para construir
crescimento e engajamento em cima de um produto específico, que indique os
pontos fortes de cada marca. Nessa estratégia, também podem surgir novos públicos
e oportunidades, a partir do resultado dessa união de marcas.
Alguns exemplos de Co-Branding:
Já o Co-Marketing é definido quando existe a união de duas
empresas para criação ou promoção de algum produto ou ação. Nesse caso, as duas
empresas somam os resultados da campanha. Alguns exemplos de Co- Marketing:
Do ponto de vista frutífero das parcerias, as duas
estratégias trazem ótimos retornos, como: maior alcance em curto espaço de
tempo, redução de carga de trabalho, diminuição de custos (pois são divididos)
e ainda fortalecem as duas marcas de forma quase igualitária. Para isso, cada
marca ou empresa deve escolher o parceiro certo que irá somar nessa empreitada.
CAMILA Louise Atendimento na LB Comunica, fã de Frank Underwood que respira conhecimentos gerais. |