Que os comportamentos de compra e padrões estão mudando não
é novidade para ninguém, por isso, as marcas precisam se posicionar
diante de seus consumidores. Avon, O Boticário, C&A, Close-Up, Adidas,
Netflix e outras vem assumindo esse papel de mudança e ganhando maior exposição
do público e da mídia (boas ou ruins) e, consequentemente, sendo fatores
decisórios na hora da compra.
A Avon, na minha opinião, vem sendo a marca de maior
embasamento nas questões atuais, tratando a diversidade em suas campanhas com
maestria. Campanhas para o público LGBT, mulheres empoderadas e questões
raciais são alguns dos temas que ela apresenta com uma liberdade de expressão
que tem sido fortemente discutida nas redes sociais, levantando grandes
questões, como preconceitos e “tabus”, até na publicidade.
Até marcas de cerveja, como Skol e Budweiser, que não
costumavam demonstrar esse tipo de interesse em suas propagandas, estão
transmitindo (ainda que singelamente) uma posição quase inédita para essa
turma.
Confira o comercial da Budweiser, campanha #DeixeQueDigam,
realizada pela Agência África (eu adorei!):
Vale ressaltar que as empresas que estão realmente focadas
em traçar sua comunicação com assuntos ainda “polêmicos” devem levar isso como
questão ideológica da marca/produto e de todos os colaboradores que a integram.
Marcas que usam “assuntos do momento” apenas para ganhar divulgação, e não
possuem atitudes efetivas e relacionamentos formados com seu possível público e
os já fidelizados, poderão sofrer mudanças fortes no relacionamento com
clientes e publicidade.
Marcas que assumem e se posicionam em relação a assuntos
pertinentes à nossa sociedade atual devem ter em mente que se tornam também
formadoras de opinião, assumindo grandes desafios, estratégias de comunicação
diferenciadas de seus concorrentes e, principalmente, muita essência e
criatividade.
VITÓRIA Sobrado Atendimento e Planejamento na LB Comunica sonha em conquistar o mundo, como no jogo War. Ela ama seu cachorro Bob, Grey’s Anatomy e Game of Thrones. |