12.20.2016

Diversidade na comunicação: como as marcas estão lidando com o “novo” público















Que os comportamentos de compra e padrões estão mudando não é novidade para ninguém, por isso, as marcas precisam se posicionar diante de seus consumidores. Avon, O Boticário, C&A, Close-Up, Adidas, Netflix e outras vem assumindo esse papel de mudança e ganhando maior exposição do público e da mídia (boas ou ruins) e, consequentemente, sendo fatores decisórios na hora da compra.

A Avon, na minha opinião, vem sendo a marca de maior embasamento nas questões atuais, tratando a diversidade em suas campanhas com maestria. Campanhas para o público LGBT, mulheres empoderadas e questões raciais são alguns dos temas que ela apresenta com uma liberdade de expressão que tem sido fortemente discutida nas redes sociais, levantando grandes questões, como preconceitos e “tabus”, até na publicidade.

Confira a campanha #SintaNaPele, da Avon, realizada pela agência Motato em comemoração ao Dia do Orgulho LGBT:


Até marcas de cerveja, como Skol e Budweiser, que não costumavam demonstrar esse tipo de interesse em suas propagandas, estão transmitindo (ainda que singelamente) uma posição quase inédita para essa turma.

Confira o comercial da Budweiser, campanha #DeixeQueDigam, realizada pela Agência África (eu adorei!):



Vale ressaltar que as empresas que estão realmente focadas em traçar sua comunicação com assuntos ainda “polêmicos” devem levar isso como questão ideológica da marca/produto e de todos os colaboradores que a integram. Marcas que usam “assuntos do momento” apenas para ganhar divulgação, e não possuem atitudes efetivas e relacionamentos formados com seu possível público e os já fidelizados, poderão sofrer mudanças fortes no relacionamento com clientes e publicidade. 

Marcas que assumem e se posicionam em relação a assuntos pertinentes à nossa sociedade atual devem ter em mente que se tornam também formadoras de opinião, assumindo grandes desafios, estratégias de comunicação diferenciadas de seus concorrentes e, principalmente, muita essência e criatividade.

VITÓRIA Sobrado 
 Atendimento e Planejamento na LB Comunica
sonha em conquistar o mundo, como no jogo War. Ela ama seu cachorro Bob, Grey’s Anatomy e Game of Thrones.

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