10.11.2017

A importância da referência



É quase impossível iniciarmos uma carreira profissional sem utilizarmos como referências grandes feitos de notáveis antecessores. Essas pessoas e seus trabalhos acabam nos impactando institivamente e cabe a nós escolher aquelas que mais nos adequam ao nosso propósito de existência. Elas se tornam o nosso combustível para evoluirmos cada dia mais.

Devemos procurar apenas registros da nossa área? Pela experiência desse que vos escreve, é possível afirmar que não! É claro que ter pessoas da sua área como bases é essencial, entretanto não podemos descartar outros segmentos. Você pode ser de criação de agência e ter Vinícius de Moraes como inspiração. Seus poemas e formas de escrita podem gerar insights de traços e imagens. E por que não ter sua trajetória como exemplo?

Para melhor nos desenvolvermos e alcançarmos uma ótima performance em nossos trabalhos, é necessário também ter estímulos vindos do convívio diário. Existe muita gente em sua cidade, na agência em que trabalha, na sua família e no seu círculo de amigos que tem atributos ideias para se tornar seu mestre nessa jornada.

Se o seu cargo exige que você se reporte a alguém, ou seja, você tem um superior, consulte-o e se ele tiver ainda mais experiência profissional, melhor ainda! Conheça seus pontos fortes e analise como seus problemas são resolvidos. Observe a sua capacidade de apanhar uma larva e transformá-la em uma encantadora borboleta, em circunstâncias limitadoras.

Contemple a rapidez e a agilidade de raciocínio criadas. Veja como aproveita o reduzido tempo que lhe é concedido, repare a afiada visão de cenário de mercado que possui, compreenda o entusiasmo marcante de suas ações. Encante-se genuinamente por esse tipo de indivíduo e queira, desenfreadamente, segui-lo. Peça opinião e dicas, ouça tudo que ele tiver a dizer e receba suas críticas de peito aberto, sem medo algum.

Muitas vezes essa pessoa pode encontrar defeitos em suas produções, que você mesmo não percebe, e acabar impulsionando seu trabalho.

Procure seres humanos que te desafiem e que sejam teu combustível maior para ir mais longe. Não tenha medo de ter referências não tangíveis para si. Esteja disposto a procurar alguém próximo que sirva como um guia para você.

O Pinterest é uma rede social que se tornou um antro de pessoas da área de criação. Pesquise trabalhos já feitos e tente, ao máximo, entender o raciocínio do criativo para chegar àquele resultado. Em alguns casos, é legal até você tentar reproduzir uma arte, mas apenas como uma forma de exercício e nunca como plágio. 

Uma dica que posso dar é pesquisar ilustradores, pois muitos deles sabem usar as cores de uma forma magnífica passando sentimento em suas obras e você poderá aplicar na arte de um anúncio, que serve como reforço para o texto: O poder das cores, afinal as cores tem poderes. Então, nunca acredite que chegou ao auge, sempre terá alguém à sua frente e que pode sim agregar (e muito) em sua carreira e conhecimento. 

THIAGO Jardim
criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...