Quem não gosta de sair bem na foto? Qual o lojista que não quer apresentar uma vitrine bonita e atraente para seus clientes, atuais e potenciais? Que efeito tem um cartão de visitas, digital ou de papel, diferenciado, moderno, inovador?
Se a concorrência é grande, o importante é se destacar. Se o momento não é tão bom na economia, é fundamental abrir espaço e se exibir de forma positiva. Hora da criatividade e da experiência emergirem!
Não basta fazer bem. É preciso mostrar como é boa a atuação. E isso, para quem trabalha no setor de serviços, pode não parecer tão fácil. Mostrar o que você faz de uma maneira que provoque o potencial cliente a lhe procurar não deixa de ser desafiador! E, claro, é bem diferente do que apresentar as qualidades e os números de venda de um liquidificador ou produto semelhante, por exemplo.
Assim, para um escritório de advocacia – em muitos casos também para outras atividades, como um consultório médico ou bureau de arquitetura –, a indicação é indispensável para que outros passem a ser seus clientes. Mas, em mundo com tantos a atingir, não basta. É preciso ter uma comunicação integrada, da papelaria às apresentações, do site à gestão das redes sociais, dos eventos aos informativos, da comunicação interna àquela direcionada à imprensa, mostrando o conhecimento da equipe.
Quem trabalha no mercado imobiliário tem de mostrar sua experiência em entender do que o cliente precisa, e entregar tudo “embalado para presente”, bem apresentado! Ter o que ele quer comprar, facilitar os processos burocráticos envolvidos, conseguir uma boa venda para aquele que quer passar seu imóvel para frente. Precisa estar na mídia, ora com anúncios, ora com boas pautas que interessem à imprensa, para que cheguem a um número indeterminado de pessoas. Tem de investir em um site de fácil navegação e bom conteúdo, com imagens de alta qualidade, em relacionamento honesto para ser duradouro, estar nas redes sociais, ser rápido e assertivo no atendimento.
Da área de educação, espera-se que apresente um bom conteúdo, com cuidado especial em relação ao vernáculo, mostrado em bons suportes, sejam digitais ou impressos. Depõem contra o prestador de serviço a falta de revisão que deixa passar os erros de português em uma revista ou em um folder, o layout desleixado no site, a comunicação falha com os pais dos alunos. Para se destacar, até mesmo das novas escolas internacionais que começam a enxergar o Brasil como mercado, os estabelecimentos de ensino dependem ainda mais da comunicação com o grande público e precisam divulgar de novas maneiras os seus diferenciais, os seus cursos, modelos de admissão, seus profissionais, certificações, indicadores de desempenho, esportes e atividades extracurriculares, entre tantos outros itens.
Construída a melhor vitrine que seu negócio pode ter, o que vem depois é um caminho contínuo de fortalecimento da imagem e de comunicação com todos os stakeholders. Sabemos que o esforço vale a pena.
ADRIANA Gordon Coordenadora de redação da LB Comunica, advogada e mãe em tempo integral |