Para uma agência de comunicação, todos sabem que o briefing é o documento mais importante para dar diretrizes aos próximos trabalhos e assim criar uma rotatividade nas tarefas para cada área. Para jobs específicos, elaborá-lo torna-se mais fácil quando você já conhece o seu cliente, o padrão de comunicação que segue. Seja mais “fun” ou institucional, as qualidades que gosta de destacar e também as que lhe desagrada. Diariamente mantendo contato, temos feeling do que devemos apresentar ao cliente e do que será bem aceito.
E quando se trata de um novo cliente que não existe ainda no mercado? Como direcionar, dar informações sugestões aos departamentos para que trabalhem em cima de uma nova marca que o atendimento também não tem muito aprofundamento ainda?
Primeiro, o dever da área de atendimento é focar no que o cliente quer passar aos seus consumidores em relação à sua marca, ao produto e/ou serviço. A coisa certa a se fazer é aproveitar bastante as primeiras reuniões e tentar extrair ao máximo informações do que seu cliente deseja. E assim, também ir conhecendo-o.
Algumas dicas para iniciar as diretrizes são perguntar e entender a fundo o histórico do cliente (atuação no mercado, missão, visão e valores, público-alvo), desenvolvimento da marca (motivos de reformulação, como quer ser reconhecido no mercado, imagem a ser transmitida). Após as informações terem sido processadas de forma clara e objetiva, é hora de passar todos os pontos para o briefing, podendo colocar observações que acreditam ser relevantes.
Seja sempre ser objetivo e descreva exatamente o que o cliente espera. Em contrapartida, também deixe as áreas como criação e redação criarem o que acharem coerente. O importante é que todos os departamentos trabalhem juntos por um único objetivo: o sucesso!