1.17.2018

Logotipos de 2018



2018 chegou e com ele pensamos em renovação, metas, mudanças e novidades em geral. Não é por menos que diversos segmentos renovam suas linhas e produtos anualmente. Alguns exemplos: carros com versões 2018, 2019, 2020, novas cores e modelos na indústria da moda, mudanças nos cortes de cabelo para começar o ano com o visual repaginado… mas e os logotipos, eles mudam como o nosso corte de cabelo?

A resposta é simples: eles mudam sim, mas não frequentemente como um corte de cabelo, porém, durante a história contemporânea é possível identificar diversos padrões e tendências  de logotipos que ao longo dos anos foram se modificando para se adaptarem ao mercado, às tendências de moda e às novas tecnologias. Isso pode ser feito por meio de estratégias de rebranding ou criação de uma nova marca .

Mas então quais são as tendências de logotipos para 2018 ? A resposta está abaixo:

Flat

O flat design chegou ao mainstream há poucos anos e até hoje tem se tornado uma tendência forte na criação de logotipos. O objetivo é trazer um design limpo e direto, com cores e traços simplificados, evitando texturas, sombras e degradês. O flat é muita vezes comparado ao Esqueumorfismo, que esteve em alta no começo da década e hoje caiu em desuso por ser justamente o oposto, ou seja, com texturas, sombras e o máximo de realismo possível.

Brasão

Logotipos em brasão têm se tornado tendências nos últimos anos, principalmente por muitas vezes representarem tradicionalidade em meio à atualidade. É possível criar um logotipo em forma de brasão utilizando a metodologia flat e equilíbrio de conceitos tradicionais e modernos em um projeto só.

Sobreposição

A sobreposição de objetos em um logotipo sempre foi uma forma inteligente para construir uma marca e é possível identificar essa sobreposição em logotipos mais antigos e até nos mais novos, porém, o design flat reforçou essa ideia e permitiu que as marcas consigam trazer artes aparentemente simples com um significado aprofundado, se analisado corretamente.

Degradê

Há alguns anos, especialmente quando o flat design se tornou popular, o degradê havia ficado um pouco esquecido do mainstream, porém, a mistura de tons e cores tem se popularizado novamente e se adaptado às novas metodologias de design, principalmente para trazer juventude, vida e renovação à  marca. Uma que ficou bem conhecida pelo seu rebrainding foi o Instagram, que hoje tem o degradê como característica forte da marca

Agora que sabemos das principais tendências, só falta correr para a agência e pedir a atualização de seu logo e fazer de 2018 uma nova fase para sua identidade visual.

DANIEL Prado
Criação na LB Comunica
Ator, ama criar identidade de marcas e decifrar logos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...