Chegamos ao último dia de janeiro e a folia pré-carnaval já está a todo vapor. Os bloquinhos ainda que tímidos começam encher as ruas da cidade e as escolas de samba contam os minutos para poder chegar a hora de brilhar nos sambódromos. O carnaval é a maior festa cultural do Brasil. Portanto, é o momento ideal para as marcas aplicarem estratégias de branding, de marketing cultural e conquistar o público.
A publicidade no carnaval mudou muito nos últimos anos. Até pouco tempo, maior parte das campanhas estava relacionada a “pegação” e parecia que só havia espaço para os anunciantes de cerveja.
Graças a manifestação social, este cenário está mudando a cada ano. As pessoas estão mais críticas, e qualquer “barulhinho” pode virar uma explosão nas redes sociais.
Neste carnaval vemos marcas mais empenhadas na elaboração de campanhas que incentivam o respeito, a diversão, os gostos e ao multiculturalismo.
Usar o carnaval para explorar o branding e o propósito das marcas dá certo e resulta em um número altíssimo de vendas, fazendo quem se posiciona sambar na concorrência!
Investimentos em patrocínios, associação da marca a eventos, participação em projetos culturais e campanhas direcionadas às pessoas que querem fugir do carnaval agrega valor e gera mídia espontânea. Por isso, todo cuidado é pouco para que essa repercussão seja positiva.
Falando nisso, vamos analisar alguns exemplos que deram e estão dando muito certo:
Globeleza 2018 – Rede Globo
O carnaval é seu — Apple
Seguindo a mesma linha do ano passado com a campanha “meu bloco na rua”, a Apple aposta mais uma vez no carnaval de rua para divulgar o lançamento do IPHONE X, e usa a maior festa de rua como cenário.
Carnaval para todos – Skol
Após ter sido há alguns anos o pivô de uma das mais polêmicas propagandas de carnaval, a Skol está trabalhando no reposicionamento da sua marca, e para este carnaval não podia ser diferente. A marca apostou em um vídeo descontraído onde o foco é o respeito às diferenças. No ano passado, a marca também distribuiu nos blocos de rua apitos para as mulheres e balões com frases tais como: “respeito é bom e o bloco gosta”.
Intercalando não tem erro - Amstel
A Amstel acerta em cheio, incentiva intercalar cerveja com água e mostra que a combinação não tem erro.
Bom, agora que já vimos alguns exemplos, aproveite para usar o carnaval não só como um feriado, mas também como uma oportunidade de negócio no mercado!
NAYARA Gonzaga Atendimento e Planejamento na LB Comunica, Curte um suspense e suas playlists vão de rock a mpb. |