Trabalhar junto, em equipe, é um desafio. É arte. É aprender a aceitar suas limitações, saber depender do outro, de abrir mão de parte de sua autonomia, da independência. É pedir ajuda e ouvir.
Mas também é aprender mais e em ritmo mais acelerado a cada dia, com a colaboração de outras cabeças, recheadas de inteligências diferentes, aptidões que você desconhece, ideias distintas das suas.
Na redação da agência, vocabulário bacana, ortografia correta e baldes de criatividade na escrita precisam fluir entre nós. Inspiração faz parte, assim como técnica e dedicação. Temos parâmetros, referências, mas não temos propriamente limites em nossa busca pelo novo e pelo que pode surpreender positivamente cada cliente. O espaço em que transitamos, se fosse para falar de fronteiras, seria o do DNA do cliente – não só aquele que já tem e conhece, mas o que pode vir a se tornar sua essência e como pode ser relevante para sua colocação no mercado.
Assim, nossa rotina, se é que isso existe, inclui ler muito, conhecer e entender com profundidade sobre as áreas de quem atendemos, escrever, revisar, trocar figurinhas com o pessoal da equipe e de outros times da agência, mudar, descartar parte do que escrevemos, fazer nova revisão, dar para o outro ler. E se ele não entender ou não captar a mensagem, começar de novo.
E tudo em grupo. Bom ver o resultado do que começa com talento pessoal, individual, crescendo com a contribuição da pessoa do lado, ganhando corpo e aparecendo. Seja como peça publicitária, resultado de imprensa, evento, material de apresentação.
Bom também é ter a certeza de que o time começa o ano com garra, sem muito tempo para deixar qualquer coisa para depois do carnaval, a todo o vapor com o trabalho e já tocando projetos novos.
E se uma imagem vale mais que mil palavras, para mim sempre uma palavra valerá por infinitas imagens — aquelas que se formam na sua cabeça quando eu descrever uma cena, um serviço, um produto.
ADRIANA Gordon Coordenadora de redação da LB Comunica, advogada e mãe em tempo integral |