2.28.2018

A página em branco (ou o bloqueio criativo)




É uma cena, de certo modo, bastante comum na rotina dos assessores de imprensa (e de todos aqueles que amam escrever). O cliente deu uma ideia bacana para uma pauta, você obteve ótimas informações com o briefing, mas na hora de escrever a sugestão para os jornalistas aparece a temível página em branco. Minha nossa, e agora?

O bloqueio criativo no dia a dia profissional não é e nunca será uma novidade, mesmo para aqueles temas mais corriqueiros e que “tiramos de letra” ou, por óbvio, para aqueles super áridos e de que são tão difíceis que você sequer sabe por onde começar a organizar as suas ideias.

Não importa! Quando estamos sem inspiração para escrever até mesmo se alguém pedir para redigirmos a redação “Minhas férias” será um obstáculo que parecerá intransponível em um primeiro momento.

Como dica importante: não se desespere e tente se acalmar. Respire fundo, se possível dê uma volta por aí, tome um café, estique os músculos. Movimente-se, mesmo na cadeira!

Navegue por alguns sites atrás de referências sobre o tema, coloque fones de ouvido e músicas que você mais gosta para evitar distrações externas e relaxe. Deixe que a criatividade apareça e dê o ar da graça.

Quando menos você esperar, pode ter certeza de que a página não estará mais em branco e logo verá que o título, a linha fina, o lead, o texto estarão na página.

Por fim, lembre-se: a página em branco pode ser temível e terrível, mas é, às vezes, ótima para aumentar o nosso repertório, buscar informações em lugares onde jamais imaginaríamos e relaxar como precisamos para conseguir ótimas ideias.

E, não, a minha página não ficou tanto tempo em branco antes de escrever esse texto. Dei sorte. Até a próxima!

MARCOS Vargas
Assessor de imprensa na LB Comunica
rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política

2.21.2018

Representatividade: a palavra da vez

O ano de 2017 terminou como grande “quebrador de tabus” e muitas questões vem sendo discutidas na mídia. Seja na publicidade, na música, na televisão, entre outros.

Em 2018 não poderia ser diferente.

Nomeados como hits do carnaval, “Envolvimento” da MC Loma e “Que Tiro Foi Esse?” da Jojo Toddynho, foram os pontapés para a diversidade no início deste ano.

Apesar de ser nova na publicidade, Jojo Toddynho já participou de comerciais para Havaianas e iFood. Grandes empresas que sabem e usam com propriedade as oportunidades que surgem na internet para conteúdos digitais e a representatividade fortemente presente nas redes como fortalecimento e engajamento de marca.

No carnaval, as escolas de samba do Rio de Janeiro trouxeram para a avenida protestos sobre os problemas recorrentes em que a cidade e o país vem enfrentando. A campeã Beija-Flor contou também com a presença de Pabllo Vittar e Jojo Toddynho em carro alegórico para que representassem a diversidade e o respeito.

Ainda na música, Pabllo Vittar continua motivando diversos debates, principalmente nas redes sociais. Possuindo mais de 6 milhões de seguidores em sua conta no Instagram, é sem dúvidas uma figura influente para questões do movimento LGBT.

No cinema, no mês de fevereiro estreou o filme “Pantera Negra”. Segundo o presidente da Marvel, Kevin Feige, o melhor filme que já fizeram. Dirigido por Ryan Coolger, o elenco conta com mais de 90% de atores afrodescendentes e vem sendo um filme bastante aclamado pelos cinéfilos e pela crítica por abordarem temas importantes na luta contra o racismo. Na novela da Globo “O Outro Lado do Paraíso” apresenta a juíza Raquel, interpretada pela atriz Érika Januza, em uma posição de poder em que a imagem dos negros não era retratada em novelas nos últimos tempos. 

Os principais meios de comunicação já entenderam que algo novo vem acontecendo. Será que teremos ainda mais cantores com características únicas que batalham por seus propósitos e ideais? Investimentos em produções lideradas por afro-brasileiros e elencos maiores em que seus papéis não sejam os comuns e estereotipados?


VITÓRIA Sobrado 
 Atendimento e Planejamento na LB Comunica
sonha em conquistar o mundo, como no jogo War. Ela ama seu cachorro Bob, Grey’s Anatomy e Game of Thrones.

2.14.2018

A identidade da sua empresa em boas mãos.



Na hora de começarmos um novo projeto ou um novo negócio é comum darmos mais prioridade aos investimentos estruturais e físicos do local. Buscamos os melhores profissionais de obra para a fachada, os melhores profissionais contábeis para a gestão das burocracias e os melhores funcionários para atender seus clientes.

Por que quando tratamos da publicidade e do marketing do seu comércio, muitas vezes esse assunto é colocado em segundo plano e geralmente deixado para não profissionais realizá-los?

A identidade visual da sua empresa é o primeiro contato que o cliente terá com sua marca e produto.
Se for bem pensada e construída irá transmitir, mesmo que inconscientemente, uma sensação de confiança e credibilidade para com seu público.

Profissionais de criação buscarão a melhor forma de fazer com que sua identidade converse com seu público-alvo, gerando empatia e proximidade.
Além de uma identidade visual coerente e bem planejada, o profissional de criação também cuidará para que sua marca seja propagada ao maior número de pessoas possíveis, gerando entrosamento e público para o seu negócio.

Principais motivos para contratar um profissional de criação para cuidar da sua marca:

• Melhor preparo profissional – Muitas vezes formados e especializados na área, muitos profissionais de criação respiram o seu trabalho. Por estarem diretamente envolvidos com a mesma, são pessoas altamente qualificadas para empregarem os melhores conceitos estéticos, fazendo com que sua marca se apresente de forma profissional e atrativa.

• Conceito de design atuais – Assim como a moda, o design passa constantemente por reestruturações. Cores, estilos e elementos que são moda hoje podem se tornar antiquados amanhã. Por buscarem constantemente evoluir seu trabalho, os profissionais de criação conhecem as tendências atuais de design e estão prontos para deixar os conceitos visuais da sua marca sempre atualizados.

• Soluções publicitárias – Cada segmento de negócio requer uma estratégia de marketing diferente. Sejam panfletos, redes sociais ou e-mail marketing, confie no seu profissional de criação para lhe fornecer as melhores estratégias para que sua marca impacte da forma mais eficaz possível em seu público-alvo.

Comunicação é investimento, comunicação é visibilidade, comunicação é confiança e seriedade à sua marca!

DIEGO Perez
Criação na LB Comunica
Desenhista e ilustrador, fã de games e ama gatos.

2.07.2018

Juntos e misturados: um time



Trabalhar junto, em equipe, é um desafio. É arte. É aprender a aceitar suas limitações, saber depender do outro, de abrir mão de parte de sua autonomia, da independência. É pedir ajuda e ouvir.

Mas também é aprender mais e em ritmo mais acelerado a cada dia, com a colaboração de outras cabeças, recheadas de inteligências diferentes, aptidões que você desconhece, ideias distintas das suas.

Na redação da agência, vocabulário bacana, ortografia correta e baldes de criatividade na escrita precisam fluir entre nós. Inspiração faz parte, assim como técnica e dedicação. Temos parâmetros, referências, mas não temos propriamente limites em nossa busca pelo novo e pelo que pode surpreender positivamente cada cliente. O espaço em que transitamos, se fosse para falar de fronteiras, seria o do DNA do cliente – não só aquele que já tem e conhece, mas o que pode vir a se tornar sua essência e como pode ser relevante para sua colocação no mercado.

Assim, nossa rotina, se é que isso existe, inclui ler muito, conhecer e entender com profundidade sobre as áreas de quem atendemos, escrever, revisar, trocar figurinhas com o pessoal da equipe e de outros times da agência, mudar, descartar parte do que escrevemos, fazer nova revisão, dar para o outro ler. E se ele não entender ou não captar a mensagem, começar de novo.

E tudo em grupo. Bom ver o resultado do que começa com talento pessoal, individual, crescendo com a contribuição da pessoa do lado, ganhando corpo e aparecendo. Seja como peça publicitária, resultado de imprensa, evento, material de apresentação.

Bom também é ter a certeza de que o time começa o ano com garra, sem muito tempo para deixar qualquer coisa para depois do carnaval, a todo o vapor com o trabalho e já tocando projetos novos.

E se uma imagem vale mais que mil palavras, para mim sempre uma palavra valerá por infinitas imagens — aquelas que se formam na sua cabeça quando eu descrever uma cena, um serviço, um produto.

ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral