6.27.2018

Mailing, a essencial dependência desta ferramenta



Que o follow-up faz parte da rotina da assessoria de imprensa, todo mundo que trabalha deste ou do outro lado do balcão, na relação jornalística, sabe de cor e salteado. Horas e horas de ligações telefônicas, do sinal de ocupado, do “liga mais tarde” ou do “não posso falar”.

O que está em jogo na corrida pela venda de pauta nossa de cada dia é o contato reto e certeiro. É neste momento que entra o mailing e a nossa essencial dependência de um serviço, muitas vezes, contratado externamente pelas agências de comunicação e relações públicas.

Ter um mailing constantemente atualizado é fator fundamental para o sucesso da sua empreitada junto com os jornalistas, principalmente daqueles que escrevem sobre temas com que você não está habituado a trabalhar. É com a lista de contatos que você estabelecerá  uma comunicação por telefone, e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio.

Somos tão dependentes do mailing, que não raro estamos reféns destas empresas que detêm a informação, tanto para o bem quanto para o mal. Quem vive no mundo da assessoria de imprensa, com certeza, tem milhões de histórias para contar sobre um bom ou mau mailing.

Histórias que podem ser das mais engraçadas às mais constrangedoras. Muitas vezes, é bem verdade, sem que a culpa recaia sobre o pobre assessor, que, crente na atualização constante do serviço, utiliza a ferramenta para a sua lista de “contatinhos”.

Do jornalista que mudou de editoria àquele que não trabalha mais no veículo de imprensa há pelo menos um ano, inúmeras são as respostas com que somos surpreendidos. Este que vos escreve, por exemplo, há alguns bons anos, quando os serviços de mailing ainda eram incipientes, telefonou para um jornalista e foi informado que este havia falecido. Isso mesmo!

Mais do que depender destas ferramentas, é importante, para não dizer fundamental, que o assessor de imprensa crie e estabeleça, diariamente, o seu próprio mailing, fomentando relações de confiança com os jornalistas/amigos. Lembre-se: saber para quem ligar, às vezes, é um passo à frente da concorrência. Boa sorte e bom follow-up.

MARCOS Vargas
Assessor de imprensa na LB Comunica
rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política


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