Mais uma vez, estamos vivenciando momentos decisivos para o País. As eleições de 2018 elegerão os novos Deputados Federais e Estaduais, Senadores, Governadores e o Presidente da República. E, como sempre, a comunicação feita neste momento pode influenciar e mudar toda a trajetória.
Um bom exemplo foram as eleições nos Estados Unidos, onde o então presidente Donald Trump foi eleito graças ao trabalho de construção de marca e direcionamento de conteúdo personalizado.
O então chamado Marketing Político pode ser definido em duas categorias:
Marketing político: Construção da marca do candidato ou do partido;
Marketing eleitoral: Ações focadas na conversão de votos, que são realizadas durante o período eleitoral.
O marketing político, antigamente, era realizado com a distribuição de “santinhos”, cartazes e propaganda eleitoral na TV e no rádio. Hoje, podemos ter uma abrangência muito maior com o uso das redes sociais, ganhando assim um formato mais estratégico e direcionado para onde o conteúdo produzido é entregue de forma assertiva.
O desenvolvimento de estratégias de marketing político costuma ser dividido em quatro etapas:
- Construção da marca;
- Construção da comunidade;
- Elaboração de conteúdo;
- Presença nas redes sociais;
Todas essas informações são utilizadas para adequar e se aproximar do público desejado em três momentos diferentes:
- Durante as eleições: Realizado no período de campanha com dia e hora para início e fim. Só pode ser utilizado por quem deseja se eleger ou reeleger;
- Pós-Eleições: Uso permanente das ferramentas de comunicação por quem já possui um mandato, mantendo a imagem da boa administração e ampliando-a para gerar novos leads; e
- Partidário: Não trabalha a imagem do político, e sim a dos partidos.
A internet, neste caso, pode ser negativa. É preciso tomar muito cuidado na construção da comunicação, pois se ocorrerem erros a distribuição da mensagem será instantânea, o que pode destruir completamente a imagem e a credibilidade de uma pessoa, ainda mais quando se trata de cargos públicos.
Nós, eleitores, devemos estar atentos ao posicionamento dos candidatos e à efetividade de suas propostas não somente agora, mas também após as eleições. Com a ajuda da internet, podemos acompanhar o trabalho realizado e cobrar o que foi prometido.
Nestas eleições, vote consciente!
NAYARA Queiroz Atendimento e Planejamento na Lb Comunica, Entusiasta da cultura pop e fã de gatos, também ama conhecer hambúrgueres e cervejas artesanais |