Com o desenvolvimento das mídias sociais e a necessidade que
não só as grandes empresas, mas qualquer profissional que tem algo a oferecer,
vê a obrigação de estar inserido no ambiente digital de alguma forma. Com isso,
muitas oportunidades de trabalho estão surgindo.
Mas profissionalmente falando, é muito difícil para quem
está começando na área conseguir enxergar todo o ecossistema de Social Media
sem ter a base de um curso, pois existem muitos fatores que podem tanto deixar
suas campanhas no topo, como fazerem o contrário. Conhecer as principais
diretrizes e tudo que envolve o ambiente comunicacional no digital é o começo
para um bom desempenho e se destacar entre as demais.
Quando falamos de “Social Média”, o termo está muito
associado ao Facebook, Linkedin, Instagram, Google e Blogger, mas para obter
resultados relevantes vai muito além disso, e é importante que todas as
estratégias estejam “falando” a mesma língua para que não haja falha na
comunicação e, consequentemente, no resultado.
Mas, em um universo um pouco mais aprofundado da área,
listarei um "caminho" para que sua marca fique com o posicionamento
esperado no ambiente digital, como: website, conteúdo, SEO, SEM, Mídias
Sociais, E-mail, Blog e Inbound.
O website será a "vitrine" para fazer com que seu
cliente em potencial veja que você existe neste ambiente. Uma empresa que não
tem website, é como se não existisse autenticamente.
Já o SEO (Search Engine Optimization), aliado do seu site,
nada mais é que um compilado de estratégias para fazer com que ele fique bem
ranqueado, por meio de pesquisas de palavras-chaves.
O SEM (Search Engine Marketing) é o compilado de estratégias
que visam potencializar e melhorar o posicionamento pago do site nos buscadores
e nas redes sociais.
Nas Mídias Sociais, o conteúdo relevante é o que oferece
interação com fãs e seguidores. Lembrando que nestes canais, a venda não é o
principal foco. Mas, claro que explorar as ferramentas para tentar a conversão
é válida. O interessante é trabalhar temas como posicionamento e reconhecimento
de marca.
Quando falamos de E-mail, é quase impossível associar ao
marketing digital, mas aqui está ele. As famosas newsletters que, diariamente,
recebemos no e-mail é uma das formas mais tradicionais de fazer remarketing e
manter "contato" com o cliente. Agora, com o desenvolvimento de
diversas ferramentas especializadas, o trabalho ficou ainda mais eficaz.
Com o blog, é bacana seguir temas que estão de acordo com os
as diretrizes do seu negócio e pertinentes ao mercado em si. Pois o ideal é que
você seja procurado como referência naquilo que se propõe a fazer.
Para concluir, o Inbound é basicamente o compilado das
estratégias citadas acima, que visam atrair clientes de forma que eles vão até
você, por meio da produção de conteúdo relevante.
CAMILA Pereira Atendimento e Planejamento na Lb Comunica, Camila é eclética e ama viajar. Não dispensa uma boa série, programas de culinária e sobre vida animal. |