De repente você está
navegando em algum site de notícias e, do nada!, vê uma matéria que interessa
bastante. Segue um exemplo: o renomado instituto de pesquisas X publicou um
novo estudo Y, que concluiu que, nas grandes empresas do Brasil do setor da
economia Z, há pouca presença da diversidade no quadro de colaboradores.
Os resultados despertam em
você aquela sensação de déjà vu. Então, o insight, quase
automático, vem em um solavanco: “Epa! Eu já trabalhei uma sugestão de pauta
semelhante sobre esse assunto no ano passado, então acho que dá para fazer uma
nova divulgação sobre esse tema para o meu cliente”.
Uma das maravilhas da
assessoria de imprensa é, sem dúvida, a chamada pauta “requentada”. Aquele
assunto/tema/posicionamento que, no passado, já foi trabalhado com êxito, mas
que diante de uma nova roupagem, abordagem ou mesmo de um novo cenário/nova
informação pode abrir as portas para novos espaços na imprensa, com entrevistas
e o tão almejado clipping (resultado).
Estar atento às notícias, ter
uma ótima fonte de sites para pesquisas e possuir um repertório dos grandes
assuntos já trabalhados para o cliente são requisitos fundamentais para surfar
na onda da pauta “requentada”. Manter no radar aquele veículo de imprensa que,
à época do primeiro envio, não aceitou a sugestão de pauta como tema pode ser
um diferencial na hora de garantir o sucesso da divulgação.
E para estes casos são
infinitas as possibilidades para a retomada de um assunto: uma pesquisa nova
recém-divulgada, um projeto semelhante, uma nova ferramenta lançada por um
concorrente ou mesmo uma empresa de outro setor econômico, tudo isso contribui.
Mesmo àqueles temas correlacionados, a antiga sugestão de pauta pode ser revisitada
com a criatividade do assessor em saber posicionar o seu cliente dentro do novo
cenário para a matéria.
Para esta parte importante do
trabalho de assessoria de imprensa, outro fator que pode garantir sucesso é que
na imensa maioria dos casos os materiais de divulgação já estão previamente
aprovados pelos porta-vozes ou todos os diferenciais do cliente já são de
conhecimento do assessor, dando a ele/a vantagem competitiva na hora de
conversar com o jornalista.
Seja durante a rotina, nos momentos de
folga/procrastinação do dia a dia ou nas pesquisas diárias para novos assuntos
para os clientes, é sempre bom estar com os olhos bem abertos para as questões
já previamente trabalhadas. Lembre-se: uma pauta trabalhada hoje pode ser
requentada, com criatividade, amanhã!
MARCOS Vargas Redação e Assessoria de Imprensa na Lb Comunica, Rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política |