4.10.2019

A pauta “requentada”


De repente você está navegando em algum site de notícias e, do nada!, vê uma matéria que interessa bastante. Segue um exemplo: o renomado instituto de pesquisas X publicou um novo estudo Y, que concluiu que, nas grandes empresas do Brasil do setor da economia Z, há pouca presença da diversidade no quadro de colaboradores. 

Os resultados despertam em você aquela sensação de déjà vu. Então, o insight, quase automático, vem em um solavanco: “Epa! Eu já trabalhei uma sugestão de pauta semelhante sobre esse assunto no ano passado, então acho que dá para fazer uma nova divulgação sobre esse tema para o meu cliente”.

Uma das maravilhas da assessoria de imprensa é, sem dúvida, a chamada pauta “requentada”. Aquele assunto/tema/posicionamento que, no passado, já foi trabalhado com êxito, mas que diante de uma nova roupagem, abordagem ou mesmo de um novo cenário/nova informação pode abrir as portas para novos espaços na imprensa, com entrevistas e o tão almejado clipping (resultado).

Estar atento às notícias, ter uma ótima fonte de sites para pesquisas e possuir um repertório dos grandes assuntos já trabalhados para o cliente são requisitos fundamentais para surfar na onda da pauta “requentada”. Manter no radar aquele veículo de imprensa que, à época do primeiro envio, não aceitou a sugestão de pauta como tema pode ser um diferencial na hora de garantir o sucesso da divulgação.

E para estes casos são infinitas as possibilidades para a retomada de um assunto: uma pesquisa nova recém-divulgada, um projeto semelhante, uma nova ferramenta lançada por um concorrente ou mesmo uma empresa de outro setor econômico, tudo isso contribui. Mesmo àqueles temas correlacionados, a antiga sugestão de pauta pode ser revisitada com a criatividade do assessor em saber posicionar o seu cliente dentro do novo cenário para a matéria. 

Para esta parte importante do trabalho de assessoria de imprensa, outro fator que pode garantir sucesso é que na imensa maioria dos casos os materiais de divulgação já estão previamente aprovados pelos porta-vozes ou todos os diferenciais do cliente já são de conhecimento do assessor, dando a ele/a vantagem competitiva na hora de conversar com o jornalista.

Seja durante a rotina, nos momentos de folga/procrastinação do dia a dia ou nas pesquisas diárias para novos assuntos para os clientes, é sempre bom estar com os olhos bem abertos para as questões já previamente trabalhadas. Lembre-se: uma pauta trabalhada hoje pode ser requentada, com criatividade, amanhã! 


MARCOS Vargas
Redação e Assessoria de Imprensa na Lb Comunica,
Rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política

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