4.17.2019

RIP Jornalismo



Hoje em dia tudo vira notícia, principalmente com as redes sociais. Mas uma questão que não se coloca em discussão é a qualidade da publicação. Se bem que, atualmente, todas as divulgações têm o seu público específico. Se qualquer postagem em mídias digitais virar notícia, chega a beirar o ridículo.

Neste mês foi publicada uma matéria com uma famosa em um veículo renomado que dizia: “Cantora solta pum do lado de fã no aeroporto e pede desculpas”. Na minha visão, isso não é notícia para ser divulgada. Mas não posso negar que o fato terá muitos cliques pela curiosidade de quem é fã.

Outra notícia que chamou a atenção por ser inusitada em um site esportivo foi essa: “Deseje um amor que te olhe como a namorada do Pato olha para ele com a camisa do São Paulo”. Com certeza a matéria teve muita audiência, mas é estranho para um portal conceituado esse tipo de reportagem.

Digo isso porque o trabalho de um assessor de imprensa envolve tempo, esforço, espera, cobrança, para conseguir emplacar uma reportagem do seu cliente. Para uma matéria ser divulgada, por vezes, demora meses. Então, quando leio esse tipo de texto que é publicado rapidamente sem nenhum esforço, fico indignado.

Mas creio que esse tipo de informação nunca vai parar de sair. Até porque existe um público segmentado, e a editoria de “fofoca” em vários veículos que lucra com isso. É importante que jornalistas de outras áreas se acostumem a ver as chamadas “notícias bizarras”. 

Espero sinceramente que o Jornalismo tome outro rumo e informe o público com notícias relevantes e que transformem a sociedade para melhor. Afinal, aprendi que o Jornalismo deve ser sério e trabalhar para mudar o contexto em que vivemos. Tem muita coisa boa na área, mas também tem muito assunto que não faz sentido algum. 

DIOGO Cardoso
Redação e Assessoria de Imprensa na Lb Comunica,
Jornalista pela UNIP, gosta de jogar e assistir futebol, passear com a família,
rir, viajar, e ver filmes. Preza por uma vida tranquila e de fé.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...