Com a criação e a evolução de
smartphones, atualmente contamos com diversos aplicativos que auxiliam no nosso
cotidiano. As categorias são diversas, e eles são direcionados aos mais
variados públicos, desde os mais jovens aos mais experientes. Há aplicativos de
educação, saúde, exercícios físicos e mentais, jogos, leitura, redes sociais,
entre outros. Existe até aplicativo para lembrar de beber água.
Entretanto, uma dessas categorias tem
viralizado de uns tempos para cá, a de delivery on-line. Aplicativos
como iFood, Rappi, UberEats e Glovo são bem conhecidos, garantiram seu espaço
no mercado e não param de crescer.
Além do conforto de oferecer acesso
fácil às opções e entregar o pedido escolhido onde o cliente estiver, os
aplicativos têm parceria com alguns restaurantes, viabilizando descontos para
os usuários e tornando o uso desses apps muito econômico.
Uma pesquisa do iFood junto ao IBOPE,
feita em 2016, levantou que no Brasil 56% dos seus usuários realizam um pedido
pelo menos uma vez por semana, e atualmente o ritmo de faturamento no número de
pedidos via aplicativos de delivery é de R$ 1 bilhão a cada ano, segundo
a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).
Os dados comprovam a ascensão dessa
categoria, e para auxiliar nessa caminhada as startups responsáveis pelos
aplicativos vêm realizando diversas ações com os públicos, tanto para atrair
mais clientes, quanto para incentivar os seus usuários.
Na disputa por espaço, as marcas
tiveram que inovar para poder alcançar suas metas. No Carnaval de rua deste
ano, em São Paulo, o iFood inaugurou a Casa iFood, um local que serviu de ponto
de encontro entre os blocos, mas também trouxe experiências inéditas para quem
marcou presença. Além de ter acesso a banheiros, lounge para descanso,
espaço para carregar celular e wi-fi disponível, a Casa contou com ativações
envolvendo uma programação de pocket shows, sorteio de pochetes-cooler,
uma piscina de batata frita e serviços de conveniência à disposição. Eles
distribuíram viseiras e pochetes que continham tatuagens temporárias com frases
clichês e memes.
O Rappi é uma plataforma de delivery
que tem categorias de entrega: comida, bebidas, supermercado, farmácia 24h,
entregas e “qualquer coisa”, segundo o aplicativo. Ele tem feito parcerias com
marcas dos diferentes ramos que atuam nas categorias do app, e recentemente
realizou ações no mundo do esporte e da música. Um entregador foi ao gramado
para levar a bola do jogo ao juiz, na final da Copa São Paulo Júnior no início
deste ano. Vendedores do estádio, gandulas e os quatro mil torcedores presentes
utilizavam bonés da marca. No mundo musical, um entregador aparece no clipe
Bola Rebola da cantora Anitta, que tem participação de J. Balvin, MC Zaac e
Troplkillaz. E, em março, a marca realizou uma ação em parceria com
restaurantes credenciados e as atléticas de algumas faculdades da cidade de São
Paulo. A ação teve cinco dias de duração, e em cada dia levava uma comida de um
restaurante diferente por um preço bem mais barato do que o tabelado. A compra era
realizada pelo RappiPay, uma e-wallet que permite transferências de
dinheiro dentro do aplicativo.
Todas essas ações recentes mostram
como as marcas têm conversado com seu público de forma interativa e tangível.
Além da propaganda de seus serviços, elas trazem experiências para os usuários
entrarem em contato com a marca de uma maneira única e positiva, e também
auxilia na mudança do cenário mercadológico de entregas e de delivery
on-line.
GABRIELA Gonçalves Estagiária em Atendimento na LB Comunica |