Não
é de hoje que o cinema hollywoodiano cria remakes, reboots ou
adaptações dos grandes clássicos cinematográficos, porém nesses últimos anos a
frequência dessas filmagens se tornaram frequentes, às vezes atraentes e outras
vezes criticadas pelo grande público.
Atualmente podemos ver
que grandes clássicos como Dumbo, Rei Leão, Aladdin e até Pokémon voltaram às
telonas, mas em um formato totalmente diferente do original, quando eram
desenhos iguais aos livros e HQ’s infantis. Será que os filmes terão sucesso
igual ao atingido nos anos 80 e 90? Faço essa indagação pois muitas vezes
grandes clássicos do cinema acabam sendo destruídos com esses remakes,
reboots e adaptações. Um exemplo é o filme Psicose de 1998, uma refilmagem
muito mal feita em comparação ao original do diretor Alfred Hitchcock de 1960. Mas
muitos acabam caindo nas graças do público e, quando isso acontece, é sucesso
de bilheteria.
Por
que será que os clássicos estão voltando com tudo aos cinemas? Seria a falta de
novas ideias ou de personagens que chamem tanto a atenção para serem um grande
sucesso? Acredito na última hipótese. Atualmente não vejo novos personagens que
agradem tanto como os antigos, até mesmo para o público mais jovem.
Podemos notar também
que muitos atores dos anos 70 e 80 praticamente tiveram que voltar às telas
pela escassez atual de filmes de sucesso de ação e suspense. Podemos citar como
exemplos Arnold Schwarzenegger, com o lançamento do novo filme Exterminador do
Futuro, e Sylvester Stallone, encerrando a franquia Rambo, filmes que
teoricamente tinham sido finalizados e voltarão em 2019 com grandes
expectativas dos fãs de ambas as franquias.
Atualmente, com o
crescimento das mídias digitais, o alcance para a divulgação desses filmes com
toda a certeza será maior do que na época do primeiro lançamento, e claro, há uma
expectativa muito maior de público e crítica comparada com a do século passado.
Hoje em dia as grandes produtoras divulgam os primeiros teasers via rede
social (Twitter, Facebook e YouTube). O trailer do novo Rei Leão é um grande
exemplo: em 24 horas, o vídeo obteve 224 milhões de visualizações, até então o
mais assistido da história da Disney, ficando somente atrás do trailer de
Vingadores: Guerra Infinita da Marvel, um número que jamais seria atingido com
meios de divulgação da época, os anos 90.
Sites que abordam o
mundo cinematográfico realizam lives nas redes sociais, comentando
trailers, interagindo com o público e, assim, criando mais expectativa nos fãs,
fazendo com que sintam mais vontade de ir ao cinema. Uma ótima publicidade
gratuita para as produtoras que, de certa forma, geram mais receita de
bilheteria.
Essa grande divulgação
que existe nos dias de hoje reforçam o fato de que a popularidade desses
clássicos nunca acabou. Sempre se tornaram referências nas vidas das pessoas e,
com toda a certeza, continuarão por muitos anos sendo lembrados mesmo com
milhares de novas versões e formatos, constantemente se adaptando à nova
realidade cinematográfica, conquistando novos fãs e, claro, críticas e elogios.
Vamos aguardar e torcer para que os filmes sejam tão bons quanto os originais.
GUILHERME Boleiz Criação na Lb Comunica, Fanático pelo Palmeiras e viciado em cinema, a academia é minha segunda casa. |