2.12.2015

Chiclete! Chiclete! Isso é chiclete, chiclete, Isso é chicletêêê!



Aproveitando o gancho dos jingles que nosso amigo Paulinho abordou neste post, outro dia me peguei pensando em como algumas músicas têm o poder de grudar na cabeça. Muitos desses hits chicletinhos surgem num dos feriados mais esperados do ano, o tão querido Carnaval. É Lepo Lepo pra cá, Rebolation pra lá, mas uma coisa é lei: todo ano aparece aquela musiquinha que na primeira noite de folia já se instalou no seu cérebro. E é claro que 2015 promete! Vejam aí as candidatas, segundo o site do Guia da Semana: http://www.guiadasemana.com.br/shows/noticia/ouca-as-musicas-do-carnaval-2015

Agora, gostos à parte, você já se perguntou por que isso acontece? Segundo matéria publicada pela Superinteressante (que você pode acessar clicando aqui) isso é chamado de earworm, que significa "minhoca de ouvido" (termo criado pelo professor James Kellaris, da Universidade de Cincinnati). Segundo ele, qualquer música pode entrar nesse looping e grudar na nossa cabeça, mas aquelas que são mais simples, repetitivas e contam com mudanças inesperadas de ritmo tem ainda mais chance.

E adivinhem o que essas musiquinhas têm de sobra? Isso mesmo! Refrões, frases marcantes e oscilações de ritmo e voz. A receita do mais puro chiclete.

Mas calma, tudo tem solução, ou quase. Pra quem não suporta mais aquele refrão que impregnou o dia inteirinho, há um site chamado Desescute, que você pode conhecer clicando aqui. Ele não é capaz de arrancar a música da sua cabeça, mas tem uma proposta bem inusitada: troca por outra ainda pior! Rs. É só clicar e trocar seu chiclete instantaneamente.
 
E aí? Preparados pra folia? Então bora comprar um fone de ouvido ou desencanar disso tudo e curtir o Carnaval!
 
“Chiclete,chiclete quero chiclete
Chiclete,chiclete quero chiclete
Chiclete,chiclete quero chiclete!”


BIANCA Franzini
Coordenadora de Atendimento e Planejamento da LB Comunica,
antenada em tudo o que rola de novo no meio da comunicação
e apaixonada por séries e livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...