2.10.2015

O Futebol e o Marketing de Relacionamento

 
 
Você sabe o que significa Marketing de Relacionamento? Com certeza já se deparou com esse termo, né? É uma estratégia que as empresas usam para fidelizar o cliente, construindo relações satisfatórias a longo prazo com determinado público.

Bom, hoje falarei desse tema direcionando ao esporte, com foco especial no futebol.

O futebol é conhecido como um esporte em que as questões comerciais são extremamente elevadas e cada vez mais profissionais. Aqueles clubes que não entenderem que precisam se profissionalizar e ter uma gestão séria e planejada estarão fadados ao fracasso.  É cada vez mais difícil se manter vivo em um segmento altamente competitivo como este.

A partir dessa premissa, os clubes de futebol se reinventam neste cenário globalizado, que movimenta milhões de reais. Com essa profissionalização, os diretores de marketing esportivo e gestores de futebol trouxeram a expertise mercadológica das empresas e passaram a enxergar os torcedores como clientes do clube. A partir daí tudo mudou.

Essa história teve início na Europa, há algum tempo , mas o grande clube precursor, que implementou um marketing de relacionamento legitimamente eficaz no Brasil e está sendo seguido por outros, é o Sport Clube Internacional de Porto Alegre, que iniciou o programa de sócio torcedor, em 2003.
 
Marketing de relacionamento em clubes de futebol não é simplesmente vender ingressos mais baratos para aqueles que pagam uma taxa mensal. É ir muito além, é oferecer uma experiência inovadora para seus torcedores, é motivá-los, independente da posição que o time ocupe na tabela do campeonato naquele momento. É fazê-lo um verdadeiro defensor e advogado da marca. Isso não é do dia pra noite que acontece.

Fidelizar esse cliente parece fácil, pelo fato de ser torcedor, mas na prática não é bem assim, pois ele é passional e, uma vez desmotivado com a equipe, deixa de comparecer ao estádio, de comprar determinado produto licenciado, ou seja, não ajuda os cofres do clube, o que resulta em perda de poder financeiro para o time no mercado.

Assim, o futebol brasileiro, endividado e com inúmeros problemas políticos, descobriu no programa de sócio torcedor um verdadeiro tesouro. É por intermédio do marketing de relacionamento que esse programa poderá contribuir, transformando os clubes brasileiros,  dando força e saúde financeira para o nosso futebol.

FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

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