Sabia que você é uma referência para muitas pessoas? O seu jeito de ser, de falar, de andar, o que posta nas redes sociais, gostos musicais, forma de lidar com a vida... todas as suas atitudes podem estar no radar de muita gente. Crianças e adultos que você nem sequer conhece ou que pouco sabem quem você é também estão de olho no seu ir e vir e te seguem on ou off-line.
Esses dias, eu estava assistindo a entrevista da vlogger do momento, Juliana Tolezano, mais conhecida como Jout Jout. A moça de 25 anos simplesmente teve uma sacada genial, porque pegou as cenas cotidianas, as crises e os problemas pelos quais todos passamos, e transformou em deliciosos e sarcásticos vídeos. O bom português dela também nos deixa felizes.
Ela fala sobre espíritos, naturismo, relacionamentos, como fazer brigadeiro ou criar um funk com objetos que estão ao seu redor. A novidade é que ela escreveu um livro, o “Tá Todo Mundo Mal”, que segue a mesma linha do seu canal no YouTube, abordando família, aparência, inseguranças, trabalho, onde morar e até o que fazer com os sushis que sobraram no prato do rodízio.
Chega de propaganda! Quero tratar de ferramentas para exercemos o nosso poder de influência sobre as pessoas. Conhece os seus principais gatilhos mentais para dominar a arte da persuasão? Nosso sistema nervoso possui um mecanismo de filtragem para validar escolhas.
Imagine que você esteja com um problema e possui duas alternativas para resolvê-lo, mas está em dúvida sobre qual decisão tomar. Fazer algo simples pode ajudar: jogar uma moeda para o alto. O objeto não vai decidir, mas nos instantes em que ele estiver no ar, você vai saber para o que está torcendo. Sabe por que isso acontece? Todas as nossas decisões são tomadas primeiro no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional.
É comum ouvir alguém dizer que “precisou perder para dar valor”, especialmente no que diz respeito a relacionamentos afetivos. A mesma lógica funciona para os negócios. As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso.
Isto porque o inconsciente coletivo costuma associar que, quanto mais difícil for conseguir determinado objeto de desejo, mais raro e valioso ele é. Prefere ganhar um desconto de R$ 5,00 ou evitar um pagamento adicional de R$ 5? Se você é como a maioria das pessoas, prefere evitar um pagamento adicional de R$ 5. MAS receber um desconto de R$ 5,00 não traria o mesmo resultado? Sim!
Embora em ambas situações você economizasse R$5, na primeira você tem uma sensação positiva (ganhar um desconto), enquanto na segunda, uma sensação negativa (evitar pagamento adicional).
As palavras são poderosas. E quando usadas para reforçar um gatilho mental, elas se tornam extremamente persuasivas.
Outros gatilhos que deixo para vocês desmembrarem são: reciprocidade, compromisso & coerência, prova social, antecipação, segurança e surpresa.
Por hoje, é isso, minha gente!! Ativem os seus infinitos e poderosos gatilhos!!
ADRIANA Pinheiro Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica, curte uma boa caminhada e vive acompanhada de seus sons e notas musicais |