11.08.2016

Dicas rápidas para se criar um logo


Criar um logo nunca é uma tarefa fácil, pois ela é a identidade de uma marca e a responsabilidade é maior ainda. Acontece que hoje em dia, no meio de tantos logos, fica cada vez mais difícil fazer aquele logo original e criativo.

E quando bate aquele branco então... acabamos pedindo aos deuses da comunicação aquela ajudinha divina, e muitas vezes ela não vem.

Não existe regra para se montar um logo, não existe fórmula pronta ou receita dos deuses, mas irei passar algumas dicas do meu processo para a criação de um logo, dicas rápidas para seu processo criativo.


Pesquise e brinque com formas geométricas

Dê uma garimpada na internet e procure formas geométricas, procure logos de referência com os respectivos logos e “brinque” com eles no programa que você está usando para confeccionar o logo.

Use um pedaço de papel

Não precisa ser um desenhista, às vezes é bom você fazer do modo antigo e jogar suas ideias em um papel. Use lápis e borracha e rabisque muito. Quem sabe seu logo perfeito está no meio daqueles rabiscos?

Pratique engenharia reversa

Calma, não estou falando para você desmontar uma tecnologia alienígena e entender como funciona. E sim pegar alguns logos já prontos que você considere maravilhoso, jogar ele aberto em seu programa e entender como foi feito seu processo criativo. Isso estimula e muito sua mente.

Teste todas as ideias

Nunca descarte uma ideia que venha na sua cabeça, por mais absurda que ela seja, faça o logo e veja se ele encaixa em outra composição, ou se uma parte dessa ideia pode ser usada em outra.

A velha referência


Sempre que se fala em processo criativo, falamos em referências. Pesquise logos que fazem parte do mesmo mercado que seu cliente. Mesmo assim a ideia não veio? Então pesquise logos de outros mercados. E, de preferência, logos mais novos.

Pesquise portfólios

É muito bom pesquisar portfólios de colegas. Muitos postam em suas páginas o próprio processo de criação, e isso é muito enriquecedor, pois em uma dessas você pode achar um processo de criação que alimente sua criatividade.

Abra os olhos para o mundo

Em muitos casos, como já aconteceu comigo, você pode achar um logo em um lugar inesperado. Olhe para o mundo a sua volta, analise aquela estátua, o piso, o teto, até mesmo alguns memes de internet e pense em como aquilo pode agregar algo ao seu trabalho.

 
Essas dicas são rapidinhas e me ajudam muito na criação de um logo. É claro que nunca se deve deixar o briefing do cliente de lado, pois é ele que irá guiá-lo para um logo de melhor qualidade. Bom trabalho!!!

THIAGO Jardim
criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...