Se você já ouviu falar em marketing de experiência, parabéns! Você está ligado nas tendências.
Diante de uma grande mudança nos desejos das pessoas em relação aos produtos e marcas, a partir do marketing 3.0, o mercado percebe cada vez mais a necessidade de passar valores, emoção, sentimento e sensações ao consumidor. Ou seja, as trocas de sensações humanas estão cada vez mais se estreitando entre marca e comprador, para que assim permaneçam nas suas escolhas.
É necessário identificar o consumidor não apenas como um número nas planilhas de vendas, mas também como um ser que possui um objetivo ao levar seu produto para casa.
E como fazer o marketing de experiência/sensorial na prática? Para facilitar o engajamento e fidelização do cliente, é necessário criar incentivos que auxiliem na criação de um posicionamento que deixe claro os valores da sua marca e o que você pode oferecer ao consumidor do seu produto.
Atualmente existem cinco tipos de experiências que uma marca pode explorar, de acordo com seus princípios e valores que quer entregar às pessoas:
– Sentidos: possui apelo aos nossos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato);
– Sentimento: despertar sentimentos em todos os pontos de contato com o cliente;
– Pensamento: mudar paradigmas;
– Ação: experiências que possam modificar comportamento, que suscitem interações, etc;
– Identificação: por meio de valores, relacionar o público ao contexto da marca.
Alguns exemplos de marketing de experiência:
Em um exemplo bem simples a Coca–Cola abre sorrisos ao transformar a compra em um som característico da marca.
Com o projeto Heineken Up on the Roof, em 2016 a marca trouxe à tona o amor por São Paulo em um evento enorme, com grande visibilidade:
Com o mesmo intuito, a Magnum criou o Magnun Store, com funcionamento de 120 dias, onde consumidores faziam seu sorvete conforme escolhiam os produtos:
Já o Outback preparou um dos cases que mais me chamou a atenção de tão inusitado. Dentro do elevador, o humorista Robson Nunes para a programação da telinha do elevador e conversa com as pessoas em tempo real:
Então é isso, pessoal. São exemplos como esses que nos aproximam das marcas e as mantêm em nossa vida “como se fossem da família”.
Deixo vocês com uma frase da escritora Maya Angelou, que sintetiza muito bem o que acabamos de falar:
CAMILA Louise Atendimento na LB Comunica, fã de Frank Underwood que respira conhecimentos gerais. |