Imagine que a apresentação é um dos primeiros contatos do cliente com sua marca, seja ela recém-criada ou repaginada. A forma como você apresentará influencia muito na aprovação do job, que foi realizado com tanta dedicação.
Lembre-se que você pode saber de todas as ideias e conceitos usados para desenvolver o projeto, mas repassá-los para terceiros exige confiança, clareza e domínio do assunto. Então, aqui vão algumas dicas para desenvolver uma boa apresentação:
Capriche no visual
Você se empenhou o máximo em criar o projeto e a apresentação é a melhor hora para colocar em prática. É possível aplicar as cores auxiliares, demonstrar versões do logo nas páginas e brincar com os pesos das fontes escolhidas. Desta forma, o cliente pode notar como sua marca se “comporta” em uma mídia digital, impressa e demais campanhas publicitárias ou de branding.
Outra opção é utilizar o padrão da sua marca pessoal, caso tenha uma, tomando cuidado para não usar elementos que sobressaiam a marca que você desenvolveu.
Siga uma ordem
Introdução, desenvolvimento e conclusão não são só utilizados em textos. Uma boa apresentação também necessita de uma ordem lógica e que guie o cliente até o que você planejou mostrar com essa criação.
Você pode começar com o desafio do projeto, os dados coletados no briefing, painel semântico e demais pesquisas que realizou. Após isso, siga com os rascunhos, fases da construção da identidade, conceitos, versões da assinatura, tipografias e cores. E por fim, os testes de identidade, que mostram como ficará apresentada em diversas superfícies.
Use e abuse de Mockups
Os mockups são utilizados para demonstração em escala e perspectiva do seu projeto, ajudando o cliente a ter uma experiência do serviço ainda não finalizado e podem realmente fazer a diferença na hora da aprovação. Além disso, são fáceis de usar e podem ser encontrados em diversos modelos gratuitos e online.
Opte pela apresentação presencial
Devido à falta de tempo, distância ou comodidade do cliente, muitas vezes torna-se impossível estar presente na reta final da aprovação da identidade visual. Caso isso aconteça, proponha uma chamada de vídeo! O importante é que você esteja em contato com o cliente e que ele perceba a atenção e dedicação que teve durante todas as etapas do projeto, fazendo com que ele enxergue a proposta do mesmo jeito que você.
KAROLINA, Barros Criação Curte musicais e está sempre ouvindo um bom podcast. |