7.25.2018

Produtividade quando não estamos tão produtivos assim



Antes de fazer esse texto, pensei em alguns temas que não deram muito certo. Cogitei falar sobre podcasts, a correria do dia a dia, sobre fãs, e até em como a humanidade ainda não encontrou a cura do câncer. Mas, ao começar a desenvolver cada um desses assuntos, as palavras iam se enrolando no meio do texto e quando percebia, tinha começado a divagar sobre os influenciadores na comunicação e ao finalizá-lo, estava falando de como eu gostava do desenho My Little Pony. É, pessoal, tem dias que não são fáceis!

E o bloqueio criativo não vem apenas para quem trabalha com criação de conteúdo. Às vezes, estamos em uma conversa sobre um assunto em que somos expert, mas por conta deste bloqueio, temos o famoso “bug” e não performamos da melhor forma.

Afinal, boa parte da comunicação é sobre isso: performance. E fazer uma boa performance é importante para que ao falar sobre algo, tenhamos a confiança da pessoa que está do outro lado, tornando-se referência para o receptor da mensagem. Mas não estamos dispostos a performar o tempo todo, e está tudo bem quanto a isso. Neste exato momento, eu queria apenas estar passando hidratante labial e assistindo ao vídeo do menino imitando um gato no programa do Faustão.

Não se culpe por procrastinar às vezes. Não há quem aguente estar sempre lendo livros de teóricos importantes, repertório pode ser criado de outras maneiras, como por exemplo ouvindo um bom podcast ou assistindo algum filme do seu gênero favorito. É necessário reservar um tempo do nosso dia para dar boas risadas com os memes na internet.

Há quem diga que esse ritual faz parte do “ócio criativo”, que, resumidamente, busca reunir três pilares: trabalho, tempo livre e estudo. E tudo isso é para que a sua criatividade seja melhor aproveitada, porque ter momentos de descontração e lazer é um elemento essencial para o processo produtivo.

Mas o que fazer quando você precisa produzir algo, mas a cabecinha só consegue pensar no canto dos pássaros? Aqui vão algumas dicas:

1 – Relaxe, tome um copo d’água, mude de lugar e, se possível, desvencilhe-se um pouco da pressão;

2 – Olhe as coisas por outro ângulo: às vezes encontramos a criatividade onde menos esperamos;

3 – Busque por inspiração: pode ser uma música, um filme, um livro etc., vale a pena dar uma olhada no que já foi feito antes de produzir algo novo;

4 – Troque ideias: escute o que as pessoas têm para falar, buscar um olhar de um terceiro pode ser surpreendente;

5 – Anote suas ideias: se você não gosta de andar com papel e caneta, não tem problema, faça do bloco de notas do seu celular o seu melhor amigo, e anote até as ideias que parecerem mais absurdas. Pode ter certeza que em momentos de bloqueios você mesmo se agradecerá por isso;

Não torne o bloqueio criativo um monstro do seu dia, curta com ele e o convide para tomar um café. Quem sabe vocês não podem pensar em alguma coisa brilhante, juntos?
(No meu caso, ele me ajudou a escrever este texto).

NAYARA Queiroz
Atendimento e Planejamento na Lb Comunica,
Entusiasta da cultura pop e fã de gatos, também ama
conhecer hambúrgueres e cervejas artesanais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...