Quando pensamos em design gráfico, logo associamos o termo
às áreas de publicidade, marketing e propaganda. Imaginamos agências descoladas
com suas rotinas agitadas, prazos apertados e uma equipe criativa disposta a
dar vida a uma campanha que, com sorte, viralizará e proporcionará grande
visibilidade ao cliente e à agência.
Mas será esse o destino reservado a todos profissionais de
design?
Neste artigo, apresento alguns segmentos de design gráfico
paralelos ao mundo publicitário, em que você, artista, designer e ilustrador,
que não se vê fazendo outra coisa que não seja ligado ao mundo criativo, pode
trabalhar.
Motion Graphics
O profissional de Motion Graphics é responsável pela
elaboração de projetos animados, seja ele em vídeo ou animação 3D (live
action). Sua área de atuação é extensa, podendo trabalhar desde agências de
publicidade a estúdios de cinema e televisão, canais de produção de mídia e
conteúdo e até estúdio de jogos digitais. Esse cenário vem crescendo
significativamente no Brasil desde 2015.
Design de Interface
Diferente do design gráfico, que apresenta uma arte final do
produto capaz de transmitir uma mensagem por si só, o designer de interface é
responsável pela criação de elementos visuais que compõem alguma interface.
Sabe os botões do Windows? Os ícones de seu smartphone, ou o layout do
aplicativo Uber, onde é possível ver o ícone do carrinho se locomovendo no
mapa? Todos esses elementos foram criados e pensados por um designer de
interface. Seu propósito, além de tornar mais atrativos e modernos os programas
e aplicativos que utilizamos no dia a dia, é deixá-los cada vez mais fáceis e
intuitivos.
Designer de Produto
O designer de produto é responsável por administrar diversos
aspectos na produção de um item específico. Seja uma mobília, um objeto decorativo,
um brinquedo, ou um novo smartphone, o designer de produto levará em conta
alguns itens importantes como: material de produção, ergonomia, design
estético, impacto no meio ambiente da sua produção e de seu descarte e, é
claro, sua funcionalidade.
Web Designer
Websites, portais de notícias, blogs, redes sociais, dentre
outros. O que seriam dessas plataformas se não fossem os web designers darem
vida e funcionalidade a elas? O trabalho
do web designer é construir, dar forma e personalidade às plataformas digitais.
Tanto na parte visual, como na parte estrutural, o profissional é responsável
para que sua interface seja atrativa, funcional e navegável.
Com a evolução da internet e de seus códigos de
programações, a profissão também evoluiu abrangendo um grande mercado e
trazendo profissionais dispostos a criar soluções a fim de melhorar nossa vida
através da internet.
Design Automobilístico
Atuando em todas as etapas na produção e desenvolvimento de
novos veículos, o trabalho do designer automobilístico engloba desde o visual
estético do carro até sua aerodinâmica, mobilidade e sustentabilidade, além de
avaliar funcionalidade e a aparência dos automóveis.
Procurei citar neste artigo apenas segmentos de design
gráfico voltados ao mundo artístico e digital, uma vez que designer têxteis e
de moda, por exemplo, possuem um senso estético, de cores e visuais muito
semelhantes aos designers digitais, porém atuam em segmentos diferentes.
Por mais correlacionadas que estas profissões possam estar,
neste artigo você viu que é possível colocar em prática e desenvolver seu lado
artístico paralelo ao mundo do marketing e advertising!
DIEGO Perez
Criação na Lb Comunica,
Formado em Design Gráfico, é desenhista e ilustrador desde sempre!
Fã de games, gosta de gatos e seus estilos de músicas
favoritos são heavy metal e hardcore.