12.19.2018

Design Gráfico, segmentos e atuações


Quando pensamos em design gráfico, logo associamos o termo às áreas de publicidade, marketing e propaganda. Imaginamos agências descoladas com suas rotinas agitadas, prazos apertados e uma equipe criativa disposta a dar vida a uma campanha que, com sorte, viralizará e proporcionará grande visibilidade ao cliente e à agência.

Mas será esse o destino reservado a todos profissionais de design?
Neste artigo, apresento alguns segmentos de design gráfico paralelos ao mundo publicitário, em que você, artista, designer e ilustrador, que não se vê fazendo outra coisa que não seja ligado ao mundo criativo, pode trabalhar.

Motion Graphics
O profissional de Motion Graphics é responsável pela elaboração de projetos animados, seja ele em vídeo ou animação 3D (live action). Sua área de atuação é extensa, podendo trabalhar desde agências de publicidade a estúdios de cinema e televisão, canais de produção de mídia e conteúdo e até estúdio de jogos digitais. Esse cenário vem crescendo significativamente no Brasil desde 2015.

Design de Interface
Diferente do design gráfico, que apresenta uma arte final do produto capaz de transmitir uma mensagem por si só, o designer de interface é responsável pela criação de elementos visuais que compõem alguma interface. Sabe os botões do Windows? Os ícones de seu smartphone, ou o layout do aplicativo Uber, onde é possível ver o ícone do carrinho se locomovendo no mapa? Todos esses elementos foram criados e pensados por um designer de interface. Seu propósito, além de tornar mais atrativos e modernos os programas e aplicativos que utilizamos no dia a dia, é deixá-los cada vez mais fáceis e intuitivos.
Designer de Produto
O designer de produto é responsável por administrar diversos aspectos na produção de um item específico. Seja uma mobília, um objeto decorativo, um brinquedo, ou um novo smartphone, o designer de produto levará em conta alguns itens importantes como: material de produção, ergonomia, design estético, impacto no meio ambiente da sua produção e de seu descarte e, é claro, sua funcionalidade.
                                                                                                                                    
Web Designer
Websites, portais de notícias, blogs, redes sociais, dentre outros. O que seriam dessas plataformas se não fossem os web designers darem vida e funcionalidade a elas?  O trabalho do web designer é construir, dar forma e personalidade às plataformas digitais. Tanto na parte visual, como na parte estrutural, o profissional é responsável para que sua interface seja atrativa, funcional e navegável.
Com a evolução da internet e de seus códigos de programações, a profissão também evoluiu abrangendo um grande mercado e trazendo profissionais dispostos a criar soluções a fim de melhorar nossa vida através da internet.

Design Automobilístico
Atuando em todas as etapas na produção e desenvolvimento de novos veículos, o trabalho do designer automobilístico engloba desde o visual estético do carro até sua aerodinâmica, mobilidade e sustentabilidade, além de avaliar funcionalidade e a aparência dos automóveis.

Procurei citar neste artigo apenas segmentos de design gráfico voltados ao mundo artístico e digital, uma vez que designer têxteis e de moda, por exemplo, possuem um senso estético, de cores e visuais muito semelhantes aos designers digitais, porém atuam em segmentos diferentes.
Por mais correlacionadas que estas profissões possam estar, neste artigo você viu que é possível colocar em prática e desenvolver seu lado artístico paralelo ao mundo do marketing e advertising!


DIEGO Perez
Criação na Lb Comunica,
Formado em Design Gráfico, é desenhista e ilustrador desde sempre!
Fã de games, gosta de gatos e seus estilos de músicas
favoritos são heavy metal e hardcore.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...