Que as redes sociais fazem parte
do nosso cotidiano, não é segredo. Dos heavy users aos light users,
sempre existirá uma boa estratégia de marketing ligada às redes sociais para atingir
determinado público, seja no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.
As plataformas têm diferentes
apelos e atrativos, mas há algo comum em todas: o uso de algoritmos. E do que
se trata?
É uma sequência lógica de
conjuntos de regras ou procedimentos que podem levar à solução de algum
problema, ou determinar de que maneira algumas informações serão expostas, como
no caso do feed do Facebook, do qual falaremos aqui.
Criado em 2004, o Facebook foi
ganhando cada vez mais força e volume de usuários. Não à toa, hoje ocupa o
primeiro lugar no ranking de rede social mais usada no Brasil. É notável seu
sucesso e adesão entre diferentes perfis de público, idades, localização e
gênero. Mas e quanto ao conteúdo que circula nessa famosa rede social? Bem, ele
é estrategicamente lançado aos usuários. Determinados posts, notícias e até
mesmo fotos e vídeos não estão “lá” por acaso.
É aí que entra o uso de
inteligência artificial, ou de algoritmos! Embora o Facebook tenha muita
audiência mesmo após tantos anos desde sua estreia, existe a preocupação da
rede social manter e até mesmo aumentar seu número de usuários cada vez mais.
Para isso, conta com essa ferramenta que busca, de acordo com as preferências
de cada um, trazer informações e principalmente publicidade relevante ao seu
público.
Para profissionais da comunicação
e do marketing, é fundamental estar sempre ligado às mudanças que a rede social
propõe, pois isso impacta diretamente nos números de sua empresa. Sim, nos
números! E isso é relevante seja no que diz respeito à audiência de sua página,
na interação que ela propõe aos usuários e até mesmo no número de negócios
fechados, para quem trabalha com e-commerce, por exemplo.
Um exemplo bacana do uso da
inteligência artificial é o recurso que permite às marcas ou empresas “ficarem
por dentro” dos memes, que são as imagens compartilhadas de maneira viral pelo
grande público em alguns momentos, podendo envolver algum acontecimento
específico, como política, notícias e afins.
O sistema, que ganhou o nome de
Rosetta, é capaz de interpretar e encontrar certos conteúdos (imagem + texto)
que têm determinado significado. Na prática, esse recurso permite que a página
esteja atualizada e interprete da maneira correta o que mais está sendo falado
no momento e até mesmo crie ações, se necessário e oportuno, para engajar ainda
mais o público.
Para os usuários, há também a
possibilidade de escolher, nas configurações do Facebook, o que prefere ver
primeiro, caso note que determinada página não tem aparecido em seu feed com a
mesma frequência de antes.
De maneira geral, a inteligência
artificial existe para ajudar tanto o usuário a consumir o que está mais
próximo de seus interesses, como os criadores de conteúdo a espalharem suas
ideias.
LAÍS Molina Redação e Assessoria de Imprensa na Lb Comunica, Ama viajar e conhecer lugares novos, e dar boas risadas com os memes da internet |